Publicidade
Publicidade

Notícias / Região / Boa Esperança / Janiópolis / Juranda / Moreira Sales / Quarto Centenário / Rancho Alegre do Oeste Cartório Eleitoral esclarece que são falsas informações de que urnas não aparece foto de candidato a presidente

domingo, 7 outubro de 2018.

Cartório Eleitoral esclarece que são falsas informações de que urnas não aparece foto de candidato a presidente

Informação divulgada nesta manhã de que eleitores não teriam conseguido votar para presidente não procede segundo a equipe do Cartório Eleitoral de Goioerê. A Tribuna procurou o Cartório Eleitoral para saber a realidade dos fatos e foi informada que até às 12:20 horas nenhum denúncia havia sido formalizada, e o que se tem são boatos de notícia dizendo que eleitores teriam dito não ter conseguido votar para presidente, já que o candidato não teria aparecido na urna.

Segundo a equipe do Cartório Eleitoral de Goioerê, durante visita aos Colégios Eleitorais os mesários não comunicaram nenhum problema. O que se tem observado é que a ordem da votação, onde o candidato a presidência é o último candidato a ser votado, alguns tentam encerrar a votação antes de conclui-lá. Nestes casos os mesários orientam os eleitores que a votação não foi encerrada e que  devem votar em todos os candidatos para concluir a votação.


Eleição movimentada em Goioerê: poucas filas e santinhos e eleitor reclamando de urna

A abertura dos portões no Colégio Premen I, às 8 horas, contou com um número significativo de eleitores

A eleição em Goioerê está acontecendo de forma tranquila, como já era esperado. No entanto, o eleitor está cumprindo com a cidadania, indo votar bem cedo, aproveitando o clima ameno desta manhã de domingo, 7 de outubro, fazendo com que em alguns Colégios formem filas para a votação. Entre os colégios com um volume grande de eleitores, estão a Vila Guaira e Maria Antonieta Scarpari.

Colégio Vila Guaira

Para os eleitores mais esclarecidos , a demora é de menos de um minuto. No entanto, entre os idosos a votação tem sido mas demorada. A movimentação de equipes de candidatos também é tranquila.

DIFICULDADE MAIOR É COM IDOSOS

 A eleição que está acontecendo neste domingo 7, onde o eleitor tem que votar em seis candidatos, não está sendo fácil para os eleitores idosos, que estão  demorando mais que o normal para votarem. Foi o caso do eleitor Franquelin José da Costa Silva (foto), que votou no Colégio da Vila Guaira. “se não tivesse a ”colinha” e orientação das meninas (mesários) não tria conseguido votar por completo” – disse o “seu” Franquelin.

SEM FOTO

O eleitor Carlinhos Eletricista com representantes da Justiça Eleitoral

Praticamente nenhum problema, a única situação que poderia ter dado trabalho para a equipe do Eleitoral nesta manhã de eleição, foi na Escola da Vila Guaira onde o eleitor Carlinhos Eletricista reclamou que o seu voto para presidente, na seção 13, não teria aparecido na urna, e, segundo ele, teria sido invalidado. Uma situação, que segundo o representante da Justiça Eleitoral não se confirmou já que o eu voto foi confirmado. A juiza Fabiana Sato em sua passagem pelo Colégio da Vila Guaira, informou que está tudo normal e que a reclamação aconteceu somente naquele Colégio e que não se confirmou uma vez que até o momento ninguém mais reclamou e as urnas estão normais.

POUCOS SANTINHOS

Uma das ações dos cabo eleitorais nas eleições é jogar santinhos nos entornos dos colégios eleitorais. Nesta eleição não foi diferente, no entanto a quantidade foi bem menor.

TRANSPORTE

O transporte dos eleitores da zona rural está sendo realizado pela frota de ônibus da Prefeitura, utilizada para o transporte dos alunos. O itinerário é o mesmo utilizado no transporte escolar. Segundo a equipe da Justiça Eleitoral as Prefeituras dos quatro municípios: Goioerê, Moreira Sales, Rancho Alegre e Quarto Centenário assumiram o compromisso de fazer o transporte dos eleitores da zona rural

___________________

Cola eleitoral: anotação com dados de candidatos pode ser usada na urna

     Este ano, os eleitores deverão indicar representantes para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. O primeiro cargo a ser votado é o de deputado federal, com quatro dígitos. Em seguida, a urna vai exibir o espaço para a indicação de deputado estadual, com cinco números.

     Para o Senado o eleitor deve inserir dois candidatos, cada um com um código de três dígitos. Antes de finalizar a votação, ainda é preciso realizar o voto para governador e presidente, ambos com os dois números referentes ao partido político.

___________________

TSE diz que eleitores podem usar camisas de candidatos

     O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que os eleitores podem usar camiseta em apoio a seus candidatos neste domingo (7), dia das eleições. A decisão unânime foi tomada na tarde da última quinta-feira (5), durante sessão extraordinária realizada na sede do TSE, em Brasília.

     O ministro Tarcísio Vieira, relator do caso na Corte Eleitoral, sugeriu quatro condicionantes a serem seguidas pelos tribunais regionais eleitorais para que os eleitores possam usar camisetas no dia das eleições.

     Segundo voto do ministro, seguido pelos demais colegas, não será permitida a aglomeração de pessoas portando o mesmo vestuário padronizado nem a caracterização de manifestação coletiva, muito menos ruidosa, que ponha em risco a serenidade que permeia o processo de votação.

     Não será permitido que os eleitores vestidos com camisetas de seus candidatos abordem, aliciem ou utilizem métodos de persuasão e convencimento dos demais eleitores. Também não poderá haver a distribuição de camisetas, já que é proibida a propaganda eleitoral.

     “A lei proíbe categoricamente a promoção de comício, de carreata, o uso de alto falante, a arregimentação de eleitor e a propaganda de boca de urna. Enfim, proíbe a propaganda eleitoral, mas não a manifestação pessoal, desde que seja respeitosa, silenciosa e, sobretudo, individual”, concluiu o ministro relator.

___________________

É Fato ou FAKE?

A véspera das eleições muitas são as dúvidas sobre o que é fato ou fake nas redes sociais. O site de notícias G1 realizou um trabalho de mais de 700 checagens durante a campanha. Acompanhe algumas dessas notícias.

É #FAKE que voto é anulado se eleitor escolher apenas presidente e votar em branco para os outros cargos.

Circula no WhatsApp uma mensagem que diz que o voto é considerado parcial e é anulado quando o eleitor vota somente no presidente e em branco nos demais candidatos a outros cargos (governador, deputado federal, deputado estadual e senador). De acordo com a mensagem, o voto só é computado como válido se for “completo”. A mensagem é #FAKE. Ou seja, é mentira.

É #FAKE que PF apreendeu van com urnas eletrônicas alteradas com votos para Haddad.

Às vésperas da eleição, uma mensagem falsa dizendo que a Polícia Federal apreendeu 152 urnas eletrônicas dentro de uma van, sendo que 121 delas estavam preenchidas com votos para o candidato à Presidência pelo PT, circulou em tom alarmista pelas redes sociais, principalmente no WhatsApp. A armação
é #FAKE. A Polícia Federal e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informam que nenhuma apreensão do tipo foi feita e que a informação não procede.

É #FAKE post com Manuela D’Ávila dizendo que é mais popular que Jesus e que o cristianismo vai desaparecer.
Frase atribuída à candidata a vice-presidente está circulando nas redes sociais. A frase não foi dita pela candidata do PCdoB, e sim por John Lennon, guitarrista e vocalista dos Beatles, durante uma entrevista à jornalista Maureen Cleave, do jornal “London Evening Standard”. A entrevista foi publicada na Inglaterra no dia 4 de março de 1966.

É #FAKE imagem que mostra diálogo entre Sérgio Machado e Renan Calheiros com menção a Bolsonaro Montagem apresenta como se fossem reais transcrições de fala que não existiram. Circula pelas redes sociais uma montagem que insere no diálogo entre o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e o ex-presidente do Senado Renan
Calheiros declarações sobre o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL). A imagem é #FAKE. O diálogo real, divulgado em 2016, não cita Bolsonaro. A montagem foi feita com um dos quadros do vídeo em que os dois conversam sobre a Operação Lava Jato.

É #FAKE que empresas prometem demitir 1 milhão se esquerda vencer eleição. Mensagem com lista de empresas e número de demissões circula nas redes sociais. Ela é falsa; todas as empresas negam a informação. A mensagem falsa contém uma lista de empresas de diversos setores econômicos e o total de demissões que cada uma delas promete fazer. A mensagem termina com as seguintes frases: “No dia 7 o Brasil só tem duas opções: crescer como os Estados Unidos… Ou cair como a Venezuela… Que Deus tenha misericórdia dessa nação!”

Veja abaixo o posicionamento de cada uma delas:
Ambev: A cervejaria arma que a informação não é verdadeira. “A empresa não toma decisões de negócios baseadas em cenários eleitorais”, arma a assessoria de imprensa.
Americanas: “Lojas Americanas e Americanas.com desmentem veementemente o conteúdo da notícia e informam que adotam postura neutra em relação às questões político-partidárias e respeitam a democracia”, arma a empresa, em nota.
Coca-Cola: A empresa diz que a notícia é falsa. “A Coca-Cola Brasil repudia fake news como essa que comprometem o ambiente democrático no país”, arma.
Ipiranga: “A Ipiranga esclarece que é falsa a informação que circula nas redes sociais de que ocorrerá demissão a depender do resultado desta eleição presidencial. A empresa reforça que é apartidária, respeita a pluralidade
democrática e repudia informações falsas em seu nome”, arma

É #FAKE postagem que diz que empresário não pagará mais salário mínimo se Bolsonaro for eleito .Post foi feito no Twitter pela página ‘PSL Brasília’. Texto arma ainda que empresário pagará apenas o que ele achar que deve.  Mensagem é falsa; página não é a oficial do partido. A assessoria de imprensa do candidato nega que a postagem seja
verdadeira. “A postagem é falsa. Esses direitos estão na Constituição, não tem nada a ver.” A assessoria também esclarece que a página do Twitter PSL Brasília não é a oficial do partido.

Acesse o site para ver tudo que foi checado nessas eleições.

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/noticia/2018/10/06/fato-ou-fake-na-eleicao-mais-de-700-checagens-durante-a-campanha.ghtml

____________________________

Paraná está livre da Lei Seca

     Mais uma vez o Paraná não vai ter Lei Seca nas eleições. O Governo do Estado decidiu que não vai publicar portaria para proibir o consumo de bebida alcoólica por 24 horas neste domingo (7), dia de votação no primeiro turno. A decisão atende a um ofício encaminhado pela Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e outras entidades que representam o comércio e o turismo.

     É o quinto ano consecutivo que a Abrabar (Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas) conseguiu impedir a determinação da Lei Seca nas eleições. O pedido foi feito pela associação e acatado pela Sesp (Secretaria da Segurança Pública do Paraná).

____________________________

Janiópolis e B. Esperança votam pelo sistema de biometria

     Na região de Goioerê apenas dois municípios, os eleitores votam pelo sistema de biometria que utiliza a digital para votar. São eles: Boa Esperança, que pela primeira vez utiliza o sistema digital na hora de votar, e, Janiópolis que vai utilizar pela segunda vez. Não necessitam do título de eleitor para votar.

     A partir de 2019 o Tribunal Regional Eleitoral deverá implantar na Comarca de Goioerê o sistema de biometria para os eleitores dos quatro municípios da Comarca de Goioerê.

O QUE É BIOMETRIA?

     É o sistema que dá ainda mais segurança ao eleitor na hora da votação. Quando previamente cadastrado, o cidadão utiliza a digital para votar.

     Conectado à urna eletrônica, o sistema confere se a impressão digital do eleitor bate com a que está no banco de dados da Justiça Eleitoral e permite o voto sem a necessidade de assinar o comprovante em papel.

     Caso ocorra algum problema e a identificação digital não bata, o mesário verifica novamente a documentação do eleitor e libera a votação com código próprio.

     Com o objetivo de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral, merecendo destaque o desenvolvimento das urnas com leitor biométrico, que possibilitam ao eleitor registrar seu voto por meio de identificação biométrica (através de sua impressão digital).

     No dia da votação, após a prévia apresentação dos documentos, a identidade do eleitor será confirmada por meio da sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, ele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para a confirmação da identidade.

____________________________

Mais de 23 mil candidatos concorrem às eleições

     Mais de 23 mil candidatos a presidente, governador, senador e deputado federal, estadual e distrital, vão disputar os votos de 147,3 milhões de eleitores brasileiros, nas eleições de 7 de outubro, conforme dados disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

     Para governador, segundo a última atualização do Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas, 171 candidatos estão registrados. Desses, 17 disputam a reeleição. O PSOL foi o partido que lançou o maior número de candidatos a governador, seguido do PSTU e do PT.

     O TSE contabiliza até agora 6.982 candidatos para disputar as 513 vagas de deputado federal. Para deputado estadual e distrital, são 15.605 concorrentes a 1.059 vagas nas assembleias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Mais 295 candidatos concorrem a 54 cadeiras no Senado.

     Considerando o total de 23.812 candidatos a todos os cargos em disputa nas eleições de outubro, o PSL foi o partido que apresentou o maior número de concorrentes (1.259), seguido do PSOL (1.201), do PT (1.075) e do MDB (1.009). Desse contingente, 30,6% são mulheres, cumprindo a meta prevista na legislação.

____________________________

Urnas eletrônicas foram entregues

A equipe do cartório eleitoras preparando o material que será entregue para os mesários, este sábado,6.

Durante todo o dia de hoje, foram entregue as urnas eletrônicas nos colégios eleitorais de Goioerê

     Desde a manhã desta sexta-feira, o Cartório Eleitoral da Comarca de Goioerê realizou a entrega das urnas nos estabelecimentos de ensino dos quatros municípios onde estão instaladas as sessões de votação. Em Quarto Centenário, Moreira Sales, e Rancho

     Alegre, as urnas foram ontem, quinta-feira.

     E nos locais de votação em Goioerê as urnas foram entregues hoje, sexta,4.

     Enquanto isso, está marcado para amanhã, sábado, a entrega do material para os mesários, possibilitando que eles possam chegar nos locais de votação a partir das 7:00 horas de domingo para que possam se preparar para as 8:00 horas abrir a votação que será estendida até as 17:00 horas.

____________________________

Paraná tem mais de 1.244 candidatos

     No Paraná a disputa eleitoral envolve 1.244 candidatos. Dentre os candidatos registrados  para disputar o pleito no Paraná, 869 são homens, o que corresponde a 69,86%. No caso do Palácio Iguaçu, a diferença é maior: 80% a 20%. Cida Borghetti (PP) e Priscila Ebara (PCO) são as duas mulheres cabeças de chapa, contra oito homens. O Estado é ainda o único onde todos os concorrentes ao Executivo se autodeclaram como brancos. Há quatro (MDB) e Fernanda Camargo (PSOL). Somente a representante do PSTU é preta [nomenclatura utilizada pelo IBGE e pelo TSE].

     As disparidades se repetem nos demais cargos eletivos. Dos 436 candidatos a deputado federal e 746 a deputado federal, respectivamente 133 e 226 são mulheres (média de 30%). Na corrida ao Senado, há 11 homens e três mulheres: Jacque Parmigiani (PSOL), Mirian Gonçalves (PT) e Roselaine Barroso Ferreira (PATRI). A primeira e a segunda suplência seguem a mesma lógica de privilégio masculino e branco.

PERCENTUAL DE HOMENS E MULHERES

____________________________

Cerca de mil voluntários escalados para trabalhar nas eleições

A Juíza Eleitoral Fabiana Sato coordena o processo eleitoral na Comarca

Mário Claudino chefe do Fórum Eleitoral de Goioerê

     Sob a coordenação da Juíza Fabiana Mattie Sato, e do chefe do Fórum Eleitoral, Mário Antonio Claudino nos quatro municípios da Comarca – Moreira Sales, Quarto Centenário, Rancho Alegre e Goioerê – cerca de mil pessoas, na quase totalidade voluntários convocados pela Justiça Eleitoral para trabalhar com mesários nas 137 seções nas eleições que estará acontecendo amanhã, domingo, 7 de outubro.

     O maior número envolve 552 mesários convocados pela Justiça Eleitoral para trabalhar nos quatro município da comarca. Além do maior número de mesários, estarão envolvidos nas eleições de amanhã, dia 7, mais de 50 observadores, 18 secretários de prédios (locais de votação), 18 auxiliares, além de 10 motoristas das Prefeituras que estarão a disposição da Justiça Eleitoral, além dos motoristas de ônibus que fazem o transporte dos eleitores das comunidades rurais até a sede dos locais de votação

     Junto a esse contingente de pessoas convocadas para trabalhar nas eleições, também estarão apostos a equipe do Cartório Eleitoral formada por 15 integrantes. São eles: técnicos de urnas, técnicos de informática, estagiários, motorista, servidores efetivos, cuja equipe coordenada pelo chefe do Cartório.

     O processo das eleições nos Quarto Municípios da Comarca tem na coordenação a Juíza Eleitoral da Comarca de Goioerê, Drª. Fabiana Mattie Sato.

MESÁRIOS CONVOCADOS PARA ÀS 7 HORAS

     Conforme o cronograma das eleições, a votação inicia-se às 8:00 horas. No entanto, os mesários estão convocados pela Justiça Eleitoral para estarem nos locais de votação às 7:00 horas quando farão as últimas checagem e instalação dos equipamentos para as 8:00 horas os eleitores possam iniciar a votação.

     O Cartório Eleitoral alerta no sentido de que os faltosos terão que se justificar de forma plausível perante a Justiça Eleitoral sobre os motivos que levaram não atender a convocação da Justiça Eleitoral.

     A pena pode chegar a um salário mínimo.

____________________________

Locais de votação em Goioerê

   Os pouco mais de 22 mil eleitores de Goioerê estão distribuídos em 77 seções eleitorais, em 11 locais de votação. O maior colégio eleitoral é no Ceebja Maria Antonieta Scarpari, com 14 seções eleitorais, conheçam os 11 locais de votação.

 

Comentarios

Publicidade
domsegterquaquisexsáb
14151617181920
21222324252627
282930    
       
     12
31      
    123
2526272829  
       
28293031   
       
     12
31      
   1234
2627282930  
       
293031    
       
     12
       
      1
3031     
      1
30      
   1234
262728    
       
  12345
2728     
       
28      
       
      1
       
     12
2425262728  
       
      1
3031     
     12
24252627282930
       
  12345
2728293031  
       
2930     
       
    123
25262728293031
       
    123
18192021222324
25262728   
       
 123456
78910111213
21222324252627
28293031   
       
     12
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
       
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
       
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
       
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
       
      1
9101112131415
23242526272829
3031     
    123
252627282930 
       
 123456
14151617181920
21222324252627
28293031   
       
      1
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
   1234
567891011
       
   1234
12131415161718
19202122232425
262728    
       
293031    
       
    123
11121314151617
       
  12345
13141516171819
27282930   
       
      1
23242526272829
3031     
    123
18192021222324
252627282930 
       
28293031   
       
   1234
567891011
       
     12
3456789
17181920212223