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8 benefícios do Pilates que você precisa saber

segunda-feira, 10 fevereiro de 2020.

No mundo do fitness sempre estão sendo criadas novas modalidades, que surgem, mas tem prazo de validade. Mas outras se perpetuam, criam raízes e bases científicas como é o caso do Pilates

Fisioterapeuta Gustavo Pinheiro Urbano atende com aulas de pilates no Instituto Urbano

Pilates é um método de condicionamento físico que desenvolve o corpo uniformemente, criado por Joseph H. Pilates, o qual definia sua técnica como a “completa integração entre corpo, mente e espírito”. Conhecido como a Arte da Contrologia engloba seis princípios que a norteiam: concentração, centralização, respiração, controle, fluidez e precisão.

Saiba 8 benefícios do Piltes que você precisa conhecer para ter uma qualidade de vida melhor.

COMBATE O ESTRESSE

“A série, criada pelo alemão Joseph Pilates, contempla uma ordem específica de exercícios que obedece a um ritmo respiratório e que exige concentração”, os praticantes adquirem um poder maior de controle sobre o corpo, o que possibilita lidar melhor com situações de estresse, ansiedade e nervosismo.

“O indivíduo que tem estresse ou ansiedade constante interrompe a respiração normal, gerando um bloqueio no músculo do diafragma”. Como o Pilates trabalha a musculatura respiratória, ele é capaz de ensinar novamente essas pessoas a respirar, o que é feito pela associação dos exercícios a um tempo preciso de inspiração e expiração.

AMENIZA DORES

O Pilates é muito recomendado para pessoas com dores, principalmente nas costas. “Os exercícios promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, fazendo com que naturalmente deixemos de forçar as costas ao realizarmos esforços físicos”. Além disso, os exercícios de fortalecimento e alongamento direcionados para partes específicas do corpo também contribuem para a reabilitação de diversas patologias.

CORRIGE A POSTURA

Sabemos que a coluna possui curvas fisiológicas que devem ser respeitadas para uma maior absorção do impacto e resistência a esforços”. Por meio de exercícios de alongamento axial, isto é, com a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão, adquire-se maior força nos músculos que sustentam a lombar. Isso se reflete naturalmente nas atividades do dia a dia.

MELHORA O DESEMPENHO NA CORRIDA

A corrida é uma atividade que exige técnica. Realizá-la sem estar preparado ou de maneira incorreta pode causar diversas lesões no praticante, e é nesse ponto que o Pilates pode ser de grande ajuda. Por meio da reeducação da respiração e da concentração adquiridas no método, correr pode se tornar uma atividade mais prazerosa e com resultados mais rápidos. Além disso, a consciência corporal desenvolvida no Pilates auxilia o equilíbrio do corredor e o alinhamento do corpo.

TRABALHA OS MÚSCULOS

“O grande diferencial do método Pilates é que o fortalecimento muscular é realizado de forma global e não segmentar”. Durante os exercícios, ocorre a ativação simultânea de diversos grupos musculares e há uma integração dos músculos principais, secundários e posturais. Além disso, as articulações também são estimuladas.

MELHORA A FLEXIBILIDADE

Os exercícios voltados para a melhora da flexibilidade são aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo. “Trabalhando a extensão de músculos e articulações, percebemos mudanças positivas em atividades como amarrar os sapatos e vestir as calças, por exemplo”.

ESTIMULA A COORDENAÇÃO MOTORA

“O conhecimento do nosso próprio corpo, ou a chamada consciência corporal, é um aprendizado sobre como devemos nos movimentar e usar músculos e articulações a nosso favor”. Por meio do Pilates, é possível adquirir equilíbrio e melhor percepção espacial dos objetos em relação a si mesmo.

PREVINE FRATURAS OSTEOPORÓTICAS

O Pilates pode ser um grande aliado na prevenção de fraturas ocasionadas pela perda de massa óssea, característica da osteoporose. Primeiro porque o método aumenta a força muscular, ajudando a modelar a estrutura óssea. Segundo, pelo fato de melhorar a coordenação motora, auxiliando o corpo a ter equilíbrio. Por fim, estimula o alongamento, tornando o praticante mais ágil e atento à postura.

Fonte: Redação Minha Vida

Marque um horário no Instituto Urbano pelos telefones (44) 3522 4191 ou 92000-4591 e conheça todos os procedimentos.

Acompanhe as colunas do Instituto Urbano acessando o link: http://tribunadaregiao.com.br/colunas/colunista/instituto-urbano

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