Publicidade
Publicidade

Notícias / Geral Enem corrige propaganda memorável das Casas Pernambucanas

segunda-feira, 11 novembro de 2019.

“Não adianta bater, eu não deixo você entrar. As Casas Pernambucanas é que vão aquecer o meu lar. Vou comprar flanelas, lãs e cobertores eu vou comprar… nas Casas Pernambucanas e nem vou sentir o inverno passar.” O memorável jingle, criado por Heitor Carillo em 1962 para as casas Pernambucanas, foi um dos destaques da prova de Física do Enem 2019, aplicada no último domingo, 10, em todo o Brasil.

De acordo com a questão (131 da prova rosa, 94 da azul, 100 da cinza e 124 da amarela), “apesar de memorável, o jingle, que extrapolou as fronteiras do rádio e chegou à televisão ilustrado por um desenho animado”, continha incorreções a respeito de conceitos físicos relativos à calorimetria. De acordo com o assessor pedagógico do Sistema Positivo de Ensino na área de Física, Danilo Capelari, para solucionar essas incorreções, deve-se associar à porta e aos cobertores, respectivamente, as funções de minimizar a perda de calor pela casa e pelos corpos (resposta letra C).

Segundo as leis da Física, o calor sempre passa do corpo mais quente para o mais frio. “Do ponto de vista da termodinâmica, com a abertura da porta, o frio não entra em casa, mas é o calor que sai”, explica. Assim, está errado dizer que alguém não vai deixar o frio entrar. Quanto ao cobertor, segue o mesmo conceito. “Ele funciona como um isolante térmico, evitando com que haja a troca de calor entre nós e o meio. Para que o cobertor fosse capaz de nos aquecer, ele deveria ser uma fonte de energia térmica em potencial, mas não é”, explica Capelari.

Dessa forma, para que o jingle fosse cientificamente corrigido, o professor sugere a seguinte letra: “Não adianta bater, eu não deixo o calor sair. As Casas Pernambucanas não vão deixar o meu lar esfriar. Vou comprar flanelas, lãs e cobertores eu vou comprar… nas Casas Pernambucanas e nem vou sentir o inverno passar”. Acontece que o personagem Friozinho é tão conhecido popularmente que gera uma memória afetiva do consumidor até hoje. O sucesso é tão grande que o filme costuma retornar às telinhas a cada inverno.

Segundo Christiane, “com a visibilidade e o assunto em pauta, a marca pode se aproveitar dessa atenção que foi criada para a incoerência entre o que o jingle diz e a realidade da Física, e criar um novo personagem, como o Calorzinho, por exemplo, que não sairia de casa”. Fica a dica.

Veja o filme de 1962: https://www.youtube.com/watch?v=fh4lAQyl_Mw

Veja o filme de 2018: http://twixar.me/tgnT

Veja o filme de 2019: https://youtu.be/TRfadOcttWY

 

 

Publicidade
domsegterquaquisexsáb
21222324252627
282930    
       
     12
31      
    123
2526272829  
       
28293031   
       
     12
31      
   1234
2627282930  
       
293031    
       
     12
       
      1
3031     
      1
30      
   1234
262728    
       
  12345
2728     
       
28      
       
      1
       
     12
2425262728  
       
      1
3031     
     12
24252627282930
       
  12345
2728293031  
       
2930     
       
    123
25262728293031
       
    123
18192021222324
25262728   
       
 123456
78910111213
21222324252627
28293031   
       
     12
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
       
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
       
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
       
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
       
      1
9101112131415
23242526272829
3031     
    123
252627282930 
       
 123456
14151617181920
21222324252627
28293031   
       
      1
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
   1234
567891011
       
   1234
12131415161718
19202122232425
262728    
       
293031    
       
    123
11121314151617
       
  12345
13141516171819
27282930   
       
      1
23242526272829
3031     
    123
18192021222324
252627282930 
       
28293031   
       
   1234
567891011
       
     12
3456789
17181920212223