A trajetória dos 50 anos da Coamo comemorada sábado, 28 de novembro, foi toda ela marcada por uma história de sucesso e que aos associados foram e continuam sendo a parte mais importante da cooperativa.
Uma história escrita por 79 agricultores que se reuniram em meados de 1970, no Salão Paroquial de Campo Mourão para a primeira reunião onde o tema central foi a criação de uma cooperativa agrícola, uma vez que os agricultores na época, eram explorados pelos cerealistas, que além de fornecer insumos e equipamentos para os agricultores que por sua vez eram obrigados a vender a produção agrícola para estes mesmos cerealistas.
Os diretores e fundadores foram homenageados na comemoração dos
50 anos da fundação da Coamo
Ou seja, viviam à mercê da exploração dos cerealistas que na verdade eram os únicos que forneciam insumos, com o compromisso dos agricultores de vender a produção para eles.
E, foi no dia 28 de novembro de 1970 em uma reunião na AABB de Campo Mourão oficialmente surgiu a Cooperativa Agropecuária Mourãoense Ltda (Coamo). Naquele dia o empresário e produtor rural Fioravante João Ferri, foi eleito o primeiro presidente da Coamo.
Na mesma oportunidade, o então engenheiro agrônomo da extinta Acarpa, Dr. Aroldo Gallassini, assumiu a gerência geral da empresa. Gallassini que tinha sido idealizador da criação da cooperativa.
50 ANOS, COM MUITAS HOMENAGENS
A comemoração do Jubileu de Ouro, de fundação da Coamo foi marcada por uma concorrida celebração, que aconteceu na sexta-feira, dia 27, na sede da Coamo, marcada pela entrega de troféus, a diversos cooperados fundadores, muitos depoimentos e homenagens.
LIVRO DO JUBILEU. Na mesma oportunidade, foi lançado o livro que registra a história dos 50 anos da Coamo.
O evento reuniu ainda profissionais da imprensa de várias cidades onde a Coamo tem unidades de atuação.
Através de entrevistas, o presidente do Conselho Administração da Coamo, Dr. José Aroldo Gallassini e o presidente Executivo da cooperativa, Airton Galinari, participaram da entrevista coletiva com a imprensa.
Tanto Gallassini como Galinari destacaram a história dos 50 anos da Coamo. Falaram dos momentos de dificuldades e do sucesso que marca o Jubileu de Ouro da Cooperativa, destacando o modelo de gestão que levou a cooperativa a se tornar na maior cooperativa do mundo, se destacando como modelo de cooperativismo a ser seguido pelo mundo do agronegócio.
PÉS NO CHÃO. Para o presidente e fundador Dr. Aroldo Gallassini, o sucesso que levou a Coamo a ser uma das maiores cooperativas agrícolas do agronegócio está na ponta da língua: “Pés no chão, organização e uma equipe que trabalha focada na organização, priorizando a honestidade. Aqui não toleramos coisa errada. Somos muito transparente em tudo o que fazemos” – disse Gallassini.
FATURAMENTO: 40% MAIOR QUE 2019. Ainda de acordo com o Dr. Aroldo Gallassini, apesar do ano de 2020, ter sido marcado pela pandemia do Covid-19, a Coamo não se abateu. Muito pelo contrário. A previsão é que fecharemos o ano de 2020 com m faturamento de cerca de 40% maior que tivemos em 2019 – assegurou o presidente Dr. Aroldo Gallassini.
INVESTIMENTOS. O foco da Coamo nos investimentos se mantem até os dias de hoje. Em 2019, a Coamo, conforme Gallassini, foram investidos R$ 565 milhões. E a Coamo, chega ao seu Jubileu de Ouro com marcas impressionantes: é a 10ª maior empresa do Brasil, com 100% de capital nacional; 9º maior empresa do setor do agronegócio do Brasil; 18ª maior exportadora do Brasil, e, 1ª maior empresa na classificação do Paraná.
AGRADECIMENTO ESPECIAL
Durante a cerimônia os cooperados fundadores foram homenageados pelo empenho para que a Coamo chegasse onde hoje está na condição de uma das maiores cooperativas do mundo, com mais de 30 mil cooperados, mais de 8 mil funcionários diretos e cerca de 3 mil indiretos, outros 3 mil caminhoneiros e milhares de outros envolvidos no parque industrial. “Em nome de todos, cooperados, funcionários e parceiros, queremos agradecer os fundadores e idealizadores por tudo que fizeram e continuam fazendo.
BUSTO DO PRESIDENTE. Um dos momentos marcantes que marcou as comemorações dos 50 anos da Coamo, foi o descerramento do busto do Dr. Aroldo Gallassini no hall do setor administrativo da Coamo. Um momento que foi cercado de surpresa para todos. Especialmente para o próprio homenageado, Dr. Aroldo Gallassini que se transbordou de emoções.
PLACA DO JUBILEU. Outro momento foi o descerramento da placa do Jubileu de Ouro, descerrada junto ao marco na entrada do setor administrativo da Coamo. A placa foi descerrada pelo presidente do Conselho de Administração, Aroldo Gallassini, pelo presidente Executivo Airton Galinari e sócios fundadores, presentes na cerimônia dos 50 anos da Coamo.
13º DOS COOPERADOS. Durante a entrevista com a imprensa, o presidente do Conselho de Administração, Dr. Aroldo Gallassini anunciou que a partir do próximo dia 7 de dezembro, os cooperados serão beneficiados com a antecipação de R$ 1388 milhões em sobra. Já conhecida como 13º do cooperado que começa ser liberado no próximo dia 7 de dezembro.
Veja mais fotos da comemoração dos 50 anos da Coamo