Uma grande apreensão de maconha foi realizada por equipes do BPFron da PMPR na noite desta quarta-feira (13), em Toledo. Foram apreendidos 12.700 quilos de maconha, distribuídos em aproximadamente 300 fardos. A substância foi encontrada em um galpão, localizado no distrito de Novo Sarandi.
De acordo com nota oficial divulgada pelo BPFron cinco pessoas foram apreendidas durante a ocorrência que faz parte da Operação Hórus. Na ocasião também foram apreendidas uma carreta, dois carregadores de fuzil e o montante de R$ 3.500,00.
Dos cinco apreendidos, quatro foram detidos por tráfico de drogas e associação criminosa e um deles foi detido pelos mesmos crimes e também porte ilegal de acessório de arma de fogo.
A droga, a carreta, os dois carregadores de fuzil e os cinco homens foram encaminhados para a Delegacia, a fim de que os procedimentos legais cabíveis fossem adotados. Ainda segundo a nota essa foi a maior apreensão de substância análoga a maconha da história do BPFron. O BPFron também informou que o grupo criminoso teve um prejuízo de aproximadamente R$ 13 milhões.
Entenda o caso. No início da noite desta quarta-feira (13), policiais do Pelotão de Operação com Cães do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), efetuaram abordagem a uma propriedade no distrito de Novo Sarandi, em Toledo, onde havia uma carreta com características suspeitas.
Com a utilização dos cães de faro, foi constatado que havia substância entorpecente no local. Para iniciar novas buscas no terreno, foi solicitado apoio dos policiais militares da 1ª Companhia do BPFRON, onde realizaram nova abordagem e buscas pelo terreno, sendo localizado em um galpão diversos fardos de substância entorpecente análoga a maconha.
A ação contou com o acompanhamento de uma aeronave da Casa Militar da Governadoria, que realizou sobrevoo no local e foi responsável pelo transporte de toda a tropa. Em seguida foram localizados as mais de 12 mil toneladas de maconha, dois carregadores de fuzil e cinco indivíduos.
Um deles até tentou persuadir os policiais, com a intenção de que a droga fosse liberada, mas ele foi preso em flagrante, assim como os outros quatro homens. (TNToledo)