Os diretores da rede municipal de educação do município de Goioerê estão num processo de mobilização com os pais dos alunos matriculados na Pré-escola, a fim de rever a matrícula já realizada nas Instituições de Ensino para a referida série.
No final do ano passado, a secretaria de Educação recebeu a orientação da promotoria da Comarca de Goioerê para que não atendessem as determinações previstas na Resolução nº 06/10 e no Parecer nº12/15. Entretanto, no início deste ano, fez-se necessário retomar a questão levando-se em consideração a experiência dos profissionais da educação com as vivências infantis, bem como as orientações realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), fundamentadas na Constituição Federal.
O secretário de educação José Torres e a Diretora de Departamento de Educação Aline Suellem Batista de Jesus, em contato com a Promotoria resolveu buscar, em conjunto com pais e responsáveis, o entendimento da necessidade de revisão das matrículas, priorizando o bem-estar de seus filhos e a valorização do tempo de ser criança, além de prevenir problemas futuros, intensamente vivenciados no processo de ensino aprendizagem das escolas.
Dessa forma, is pais estão sendo convidados a participar de reuniões para que possam entender a necessidade dos alunos não avançarem sem a maturidade da idade que permita entender o conteúdo escolar. Segundo Aline, os pais podem procurar as escolas para tirar as dúvidas quanto as matrículas podem ser sanadas na Secretaria Municipal de Educação.
“Esperamos que pais ou responsáveis compreendam a necessidade de se evitar comprometimentos futuros na educação de seus filhos, pois criança tem que ser criança, e o tempo de infância tem que ser respeitado” – comenta Aline Batista.
NOTA DA REDAÇÃO. Na edição impressa do jornal Tribuna da Região, de quarta-feira, 25, por um lapso o jornal informou a data de 31 de dezembro como sendo a orientação da Seed para o novo corte etário. O correto é 31 de março. Dessa forma, os alunos que irão se matricular no Pré Escolar neste ano, precisam completar 4 anos até o dia 31 de março de 2017.