O presidente da Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze-Campo Mourão), Luiz Tavares Rosa, vereador de Engenheiro Beltrão, protocolou ofício via sistema do Governo do Paraná, aos secretários de Saúde, Beto Preto; e Educação, Renato Feder, para inclusão dos professores e servidores da educação nos grupos prioritários das campanhas de vacinação contra o Covid-19, por conta do retorno do ano letivo hibrido, previsto para esta quinta-feira (18).
“O setor da educação em todo o País sofreu um profundo impacto desde o início da pandemia do coronavírus; e tem buscado contribuir dentro de suas iniciativas com medidas que amenizem a propagação da pandemia e mantenham a economia e a prestação dos serviços públicos de forma eficaz. Neste sentido, formulamos essa demanda para a expansão da estratégia inicial de vacinação, incluindo-se dentre o público-alvo os profissionais da educação que manterão contato diário e permanente com os alunos da rede pública”, justificou o presidente no documento.
Segundo Rosa, a reivindicação corrobora para que professores e funcionários de escolas, que lidam com crianças e jovens diariamente, são peças fundamentais ‘para a construção de um futuro melhor’. Segundo ele, estes profissionais precisam logo serem imunizados contra a ameaça do vírus.
O presidente da Acamdoze reconheceu as dificuldades na distribuição das vacinas disponíveis para a população. No entanto, alegou que as escolas são insubstituíveis e seu corpo docente, juntamente com o seu pessoal de apoio, que são peças fundamentais, precisam estar protegidos para atender os alunos.
“Apelamos para a sensibilidade social de nossos gestores públicos, em especial os das áreas da Educação e da Saúde para que professores e funcionários da educação, em contato direto com os estudantes, possam ser inseridos imediatamente entre os grupos prioritários no Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19” – reforçou.