A doença do Coronavírus é atualmente o mais grave problema de saúde pública no mundo. Sabe-se dos sintomas que esse vírus causa, bem como sua associação com outras comorbidades. Felizmente temos a vacina, que poderá salvar muitas vidas e preservar as famílias. Porém, apenas com o passar do tempo será possível observar quais as seqüelas ocasionadas por essa doença. Nós, profissionais da área da saúde, temos o dever de olhar com muito carinho para os pacientes que estão se recuperando da Covid-19, além de considerar uma terapia nutricional específica.
As pessoas que me procuraram após serem vítimas do coronavírus apresentaram cansaço, falta de apetite, desânimo e até diabetes. Assim, a TERAPIA NUTRICIONAL, tem por objetivo oferecer um aporte adequado de energia, proteína e micronutrientes, visando à prevenção da desnutrição e o fortalecimento do sistema imunológico.
Hoje minha intenção foi introduzir esse assunto que, devido a sua seriedade, precisa ser considerado com muita atenção. Se você contraiu essa doença ou conhece alguém que está com seqüelas, compartilhe essa reportagem ou marque nos comentários.
A manutenção/ recuperação do estado nutricional do paciente está associada a menores complicações e melhores desfechos clínicos, por isso não podemos deixar que a nutrição seja esquecida.
Serão listadas aqui algumas informações básicas que fazem parte
da terapia Nutricional pós COVID-19
– Prefira sempre alimentos “in natura” ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultra processados (Guia alimentar para a população brasileira). Essa recomendação é valida para todos independentes de terem contraído a doença ou não.
– Controle seu estresse por meio da alimentação saudável.
– Situações emocionais como tédio, estresse e ansiedade podem ser gatilhos que te impulsionam a consumir alimentos ricos em sódio, gorduras e açúcares. Tais alimentos contribuem com a obesidade (junto dela pode desenvolver doença cardíaca, diabetes e doenças pulmonares), e conseqüentemente, podem levar a complicações mais graves da Covid-19. Por isso, para controlar o emocional é importante consumir alimentos que contenham ou promovam a síntese de serotonina e triptofano, como kiwi, banana, cacau, sementes como amêndoas, cerejas, aveias, leite e derivados.
– Nutrientes que contribuem com o sistema imunológico:
1 – Vitamina (A, B6, B12, FOLATO, D, E C): Elementos traços (zinco, cobre, selênio, magnésio e Ferro).
Alimentos fontes: Verduras, frutas e legumes; Leite e derivados; Carne e frango; Frutos do mar.
2- Vitamina C: Alimentos fontes: Acerola, caju, kiwi, morango, laranja, pinha, limão, maracujá.
3 – Selênio: Castanha do Brasil, semente de girassol, atum, farelo de trigo, fígado, sardinha, salmão, camarão, ovo.
4- Vitamina D: Sardinha, salmão, atum, fígado, ovos, leite.
5 – Zinco: Camarão, ovo, leite, amendoim, castanha de caju.
6- Flavonóides: Vinho tinto, laranjas, frutas vermelhas e legumes.
7-Polifenóis: Chá verde, brócolis e maçã.
8 – Ômega 3: Salmão, sardinha, atum, nozes, linhaça, chia.
Gostou dessas dicas?
Marque familiares e amigos nos comentários, vamos divulgar a nutrição e contribuir com o tratamento das vítimas do coronavírus.
Priscilla Lopes de Lima CRN8°: 3211
Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Coach de Emagrecimento
Locais de Atendimento :
Goioerê – Academia Oxigym
Assis Chateaubriand -Equilibrio Estética
Contato/Whatsapp:(44) 99933-9434
DÊ SUA SUGESTÃO SOBRE TEMAS E TIRE SUAS DÚVIDAS
pelo whatsapp da nutricionista Priscilla Lopes: (44) 99933-9434
Siga a coluna Nutrição em Prática e acompanhe os temas que já foram publicados