Se a tradição de malhar Judas no Sábado de Aleluia está perdendo a força, o mesmo não pode dizer do que nos últimos anos vem se tornando tradição no município de Boa Esperança.
É a “Carta de Judas de Boa Esperança” ou melhor, “Vingança de Juda” que a cada ano tem sido motivo, para alguns de preocupação, mas para outros é expondo a situação vexatória e ridícula.
Se a tradição conta que a malhação de Judas é uma tradição milenar que tornou uma das mais simbólica da história da humanidade, como vingar ao Judas.
CARTA DE JUDAS. Se a tradição é malhar o boneco simbolizando Judas Sábado de Páscoa, na cidade de Boa Esperança, a tradição que vem acontecendo já anos, é a “Carta de Judas de Boa Esperança”. São diversas cartas apócrifas relatando detalhes da vida pessoal de pessoas da comunidade. São diversas cartas espalhadas falando da da vida de pessoas da comunidade. São diversas cartas que são espalhadas na cidade relatando questões pessoais, familiares, conjugais e de negócios.
E, tudo indica não ser apenas uma pessoa. Mas sim um grupo que sabe e conhecem detalhes das pessoas e famílias da comunidade.
E assim, a cada ano nos Sábados da Aleluia o coração parte mais forte aguardando pela “Carta de Judas de Boa Esperança”. É o Judas tentando se vingar da malhação que sofre nos Sábados da Aleluia. É a vingança de Judas que movimenta Boa Esperança com piadas, gozação, que na verdade não agrada e não é aceita pelas pessoas.
CONFIRA AS CARTAS: