Através de “Lei de Incentivo Cultural Cláudio Martins” os artistas, poderão se inscrever para se beneficiar com os incentivos ofertado pela Lei”
O lançamento do Edital do Programa de Incentivo Cultural “Cláudio Martins” realizado em cerimônia realizada na tarde dessa segunda-feira, 26, na Casa da Cultura, reuniu o prefeito Betinho Lima, vereadores, o ex-secretário de Cultura Pedro Marques, o ex-vereador Agilson Flauzino e diversos representantes da Cultura, entre eles, Adalto Mazonas e outros, que foram recepcionados pelo secretário de Cultura, Dhionata Macena e pela equipe da Secretaria de Cultura.
RESGATE DA CULTURA. Todos os oradores enalteceram o prefeito Betinho Lima, que tem como proposta resgatar a cultura de Goioerê, através da escolha de Dhionata Macena que, “com certeza é uma semente plantada que vai resgatar e dar novos rumos na cultura de Goioerê”.
Usaram da palavra o ex-secretário de Cultura, Pedro Marques. O ex-vereador Agilson Flauzino, autor da “Lei de Incentivo Cultural Cláudio Martins”, que tem por objetivo incentivar a arte e cultura no município.
Também usou da palavra o presidente da Câmara, Kleber “Paraíba”, que citou o ex-vereador Agilson Flauzino pela feliz iniciativa de criar mecanismos para incentivar a arte e a cultura, principalmente de nossos artistas que representam Goioerê, em muitos eventos em nível regional e estadual.
LEGADO DA CULTURA. Ao se referir ao saudoso Cláudio Martins que esteve representado pela esposa e o filho, o prefeito Betinho Lima, disse que a “Lei de Incentivo a Cultura Cláudio Martins” representa um verdadeiro resgate da cultura de Goioerê e que vai possibilitar incentivar e apoiar os nossos talentos artísticos e que através dessa Lei terão apoio para participar de festivais e eventos culturais e artísticos representando o nosso município” – afirmou o prefeito Betinho Lima.
“TEATRO CLÁUDIO MARTINS”. Em sua fala o prefeito Betinho Lima disse que tem como proposta em sua administração a construção do “Teatro Cláudio Martins”, cujo local será na área anexo ao Premen II, junto ao Jardim Canadá. “Nem que seja a última coisa que vou fazer em minha administração: vou entregar a chave de nosso teatro” – disse o prefeito Betinho Lima afirmando que vem mantendo contato com o deputado Ricardo Barros, através dos vereadores, Helton Maia e Márcio Lacerda (PP), discutindo a liberação de recursos voltados a construção do “Teatro Cláudio Martins”.
INSCRIÇÕES ABERTAS. Durante o lançamento do Edital do “Programa Incentivo Cultural Cláudio Martins”, foi aberta as inscrições para a seleção pública de projetos artísticos e culturais que serão financiados através do programa.
Na oportunidade Dhionata Macena, disse que desde que assumiu a Secretaria de Cultura vem trabalhando para que o programa fosse lançado para que os artistas locais voltem a produzir e levar a cultura para a população de Goioerê.
PROJETOS. O “Programa de Incentivo Cultural Claudio Martins” terá recurso total no valor de R$ 100 mil para financiar projetos nas áreas das artes cênicas (teatro e circo); artes visuais e audiovisual; artesanato; culturas populares e étnicas; dança; literatura, livro e leitura; música; e Patrimônio Cultural (história e memória).
Finalizando o secretário afirmou que os artistas interessados em participar da seleção podem acessar o Edital, que estará disponível no Site da Prefeitura Municipal de Goioerê.
Banda da Secretaria de Cultura
Destaque no lançamento da inscrição dos artistas interessados em participar da seleção, a presença da Banda da Casa da Cultura que deu um show de apresentação e que encantou a todos.