Amanhã, 18 de maio, marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, e para chamar a atenção para o tema, foram definidas ações durante esta semana que envolverá as Secretárias de Assistência Social, Saúde e o Ministério Público.
A programação foi definida durante reunião da Rede de Proteção onde a Promotora de Justiça da Infantil e Juventude, Simone Françolin alertou para a necessidade de um trabalho que incentive as denúncias em Goioerê, enfatizando a necessidade de divulgar que as denúncias não precisam ter provas, mas que podem ser presumidas, ou seja, indícios que podem levar a concluir que uma criança ou adolescente estão sendo vítimas de violência.
Outra informação que será reforçada durante as ações, é as denúncias podem ser realizadas de forma anônima. “Os denunciantes podem ficar tranquilos porque se quiserem será garantido o anonimato” – ressaltou a Promotora.
Na reunião o Conselho Tutelar apresentou um número preocupante. Somente este ano já foram registrados 17 casos de abuso sexual infantil, demonstrando que o problema é mais sério do que se imagina.
Devido a pandemia, as Escolas vão fazer um trabalho com os alunos e pais, mesmo de forma remota. Outras ações serão panfletagens na cidade, vídeos institucionais, e divulgação na mídia.
Amanhã, dia 18, a Secretária de Assistência Social, Ivanilda Plazza está incentivando que os servidores municipais possam trabalhar com uma roupa amarela. Da mesma forma, convida os empresários incentivarem seus colaboradores para que estejam de amarelo para chamar a atenção para a campanha.
Hoje, segunda-feira, 17, a programação será aberta com uma entrevista no programa da Rádio 104 FM, Almanaque, com a participação da Promotora de Justiça, Simone Françolin, da diretora da Assistência Social, Silvia Corpa e da psicóloga do CREAS, Natalia Tamura que irão falar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.