Mais de 30 cidades do Paraná adotaram um decreto conjunto de “lockdown” e determinaram medidas mais restritivas para conter o avanço do novo coronavírus, a partir desta quinta-feira (27). As normas variam de acordo com cada cidade.
Correção: o G1 errou ao informar que 68 cidades do Paraná iriam adotar lockdown a partir desta quinta-feira (27). Na verdade, três associações, compostas por 63 municípios, aprovaram as medidas. Apesar disso, nem todas as cidades resolveram decretar as restrições. A informação foi corrigida às 14h desta quinta.
A decisão foi tomada após uma reunião entre prefeitos participantes da Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro), Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) e Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).
No período, ficou recomendada a suspensão do funcionamento de todas as atividades não essenciais e também de alguns serviços considerados essenciais, como mercados. O decreto também prevê a proibição de venda de bebida alcoólica.
Ao todo, 17 cidades da Amocentro e 16 da Comcam adotaram as medidas. A Amuvi não divulgou quais municípios decretaram restrições, mas afirmou que todas devem participar do acordo.
Segundo as associações, os gestores municipais adotaram as medidas diante do aumento de casos e mortes de Covid-19, além da lotação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais por conta da doença.
Região central do estado
Na região central do estado, 17 cidades adotaram o decreto. No caso de Guarapuava, que também se juntou à iniciativa, a prefeitura informou que, apesar disso, permanecem em vigência as regras atuais previstas por decreto municipal.
De acordo com a 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, 32 pessoas com Covid-19 aguardam por leitos em vagas de Unidade de Terapia Intensiva, nesta quarta, na regional.
Região de Campo Mourão. A Comcam afirmou que Araruna, Barbosa Ferraz, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Luiziana, Mamborê, Peabiru, Roncador e Ubiratã adotaram o “lockdown” a partir desta quinta-feira (27). Em Nova Cantu, o comércio fecha na sexta (28).
Iretama, Janiópolis, Moreira Sales e Quarto Centenário afirmaram que o comércio estará fechado no fim de semana, entre sábado (29) e domingo (30). Ainda segundo a associação, Campina da Lagoa adotará as restrições entre 3 e 6 junho.
Boa Esperança, Engenheiro Beltrão, Goioerê, Quinta do Sol e Terra Boa não aderiram o’ ‘lockdown’, segundo a Comcam, mas decretaram outras medidas. Rancho Alegre D’Oeste não se manifestou. (G1)