O exame toxicológico para caminhoneiros e motoristas que transportam passageiros, se tornou obrigatório para quem vai fazer ou renovar a carteira de motorista. Em Goioerê os exames estão sendo realizados em dois laboratórios credenciados que vão atender os Ciretrans de Goioerê e Ubiratã.
O exame tem como objetivo detectar se os motoristas usaram drogas nos últimos três meses e são obrigatórios para os motoristas que forem obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E.
Os testes toxicológicos têm um custo de R$ 350,00 cobrado nos laboratórios credenciados e realizam, que realiza a coleta do material que é enviado para o Laboratório Psychemedivs Brasil, de São Paulo, credenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito.
TESTES. Os exames são para identificar as seguintes substâncias: maconha e derivados, cocaína e derivados incluindo, crack e merla, opiáceos incluindo codeína, morfina e heroína, ecstasy (MDMA e MDA), anfetamina e metanfetamina, mazindol, anteprona, fempreporex e opoáceos.
Para o teste, será coletado material biológico que poderá ser cabelos ou pelos; na ausência desses, unhas.
ALERTA DO CIRETRAN
Para os motoristas que não estão utilizando a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E, uma alternativa na renovação da CNH é solicitar no Detran o rebaixamento da categoria, que poderá ser solicitada novamente assim que for utilizar para dirigir veículos que exijam tais categorias.