Um homem foi expulso de um shopping de Pernambuco após usar uma suástica nazista no braço esquerdo. O caso ocorreu nesta quinta-feira (17), no Caruaru Shopping. Clientes que estavam no local viram o símbolo no braço do jovem e acionaram os seguranças.
Em vídeo, publicado nas redes sociais, é possível ver a suástica nazista no braço do rapaz. Ao ser confrontado por outros clientes e por um segurança, o homem rebate: “É a minha liberdade”. Enquanto isso, a pessoa que grava as cenas diz que ele “não sabe nem o que tá no braço”.
Crime
No Brasil, fazer uso e apologia a símbolos nazistas é crime e sob pena de um a três anos de prisão. O artigo 20, § 1º, da Lei 7.716/89, alterada pela Lei 9.459/97, diz que “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.
O suspeito não foi identificado e o shopping preferiu não abrir boletim de ocorrência. Em nota, a administração do local disse que repudia qualquer apologia ao movimento nazista.
“Não compactuamos e não aceitamos. Assim que tomamos conhecimento do caso, expulsamos de imediato o usuário das nossas dependências. Estamos investigando e tomando todas as medidas cabíveis”, diz a nota.
https://www.instagram.com/p/CQO7RGfFoV5/?utm_source=ig_embed&ig_rid=ed12891d-d32e-4938-9056-aa4022e8750a