Um problema que vinha se arrastando desde meados do segundo semestre, envolvendo a falta de médicos nas unidades de saúde, finalmente, na última semana foi solucionado pelo prefeito Pedro Coelho com a contratação de cinco médicos que assumiram os Programas de Saúde da Família que funcionam nas unidades de saúde.
Apenas uma unidade está sem o médico. É o Jardim Universitário, cuja médica, Fernanda Maria Garcia, que assumiu a Unidade de Jaracatiá, está se revezando, meio período em Jaracatiá e meio período no J.U.
COTAS NÃO SÃO LIVRES
Apesar do secretário de Saúde, Antonio Sestak anunciar que os médicos estão cumprindo as 8 horas diárias, a população continua reclamando das filas que estão se formando de madrugada nos postos de saúde, como ocorreu ontem, terça, quando uma moradora chegou 4 horas da madrugada para conseguir a consulta. “Pelo menos o médico é muito bom e conversa bastante” – comentou a moradora da Vila Guaira.
Segundo funcionários dos Postos de Saúde, a expectativa é que no mais curto espaço de tempo os médicos consigam colocar em dia as consultas, que são muitas e com isso a população não precisará ir de madrugada nas unidades.
EQUIPE. Os médicos que estão atendendo nas unidades do Programa Saúde da Família são:
Posto Central: Carolina Lopes Jacobus; Bairro Santa Casa: Priscila Yuri Okamura; Jardim Tropical: Danyllo Fellype Ferreira Domingues; Vila Candeias: Thalita Assada; Vila Guaira: Leopoldo Pozzobom Ferrarezi; Jaracatiá: Fernanda Maria Garcia.
O Posto de Saúde do Jardim Universitário está aguardando a contratação do médico que deverá ocorrer nos próximos dias.
SEM ATENDIMENTO
ODONTOLÓGICO
Se por um lado a situação dos médicos está praticamente resolvida, agora o secretário de Saúde Antonio Sestak está concentrando os esforços para que os equipamentos de odontologia dos Postos de Saúde passem por manutenção, já que as filas de pacientes estão se formando.
A informação é que nos próximos dias a Prefeitura abrirá licitação para contratação de serviço para a manutenção dos equipamentos que estão parados desde o início do ano.
A médica Thalita Assada atendendo no Posto do Vila Candeias
Dr. Leopoldo atendendo no
Posto da Vila Guaira
O prefeito Pedro Coelho e o secretário de Saúde, Antonio
Carlos Sestak com os novos médicos contratados