A APAE, através da parceria com a Sociedade Rural passou a contar com uma pista de equoterapia que, numa primeira etapa vai atender cerca de 40 alunos portadores de necessidade especiais assistidos pela APAE.
Um projeto dos mais importantes e que vem complementar o atendimento prestado aos alunos da Escola Especial Padre Anchieta, entidade mantida pela APAE, e que atende a mais de 200 alunos de Goioerê e municípios da região.
A cerimônia de inauguração na manhã de ontem, sexta, no parque de exposições contou com as presenças do presidente da Sociedade Rural, Fernando Nunes, do presidente da APAE, Moacir Fortis, dos prefeitos Pedro Coelho (Goioerê), Suely da Silva (Rancho Alegre) e Nilson Cardoso (Mariluz).
PARCERIA: O presidente da Apae, Moacir Fortis, agradeceu Fernando Nunes pela parceria em oferecer o Parque de Exposições para que a Apae pudesse reativar o projeto de equoterapia.
Por sua vez, o presidente da Sociedade Rural, Fernando Nunes disse que “este era um sonho de algum tempo e que hoje estamos realizando em parceria com a Apae. Com a união de forças tudo se renova” – citou.
REFERÊNCIA: Os prefeitos presentes que mantém convênios com a Apae, destacaram o importante trabalho que a entidade realiza. O prefeito Pedro Coelho ponderou que diante da grandiosidade que é a Apae, uma referência no Paraná, o repasse da Prefeitura se torna pequeno. Pediu paciência as entidades, e que em breve os repasses serão retomados. “A Lei mudou para dificultar o repasse de recursos para as entidades. Estamos finalizando o processo e vencendo barreiras e em breve iniciaremos os repasses.
EVOLUÇÃO. A equoterapia proporciona uma grande evolução no tratamento dos alunos com necessidades especiais da Apae – frisou a diretora Graziela Pareja, explicando que através dele se realiza um trabalho multidisciplinar, inclusive na parte da educação, além de promover o fortalecimento das relações, pois o aluno passa a interagir com um ser vivo, que é o cavalo.
As aulas de equoterapia acontecem três vezes na semana, o que está permitindo atender cerca de 40 alunos. No entanto, a Apae está buscando meios para que aconteça diariamente para que a quase totalidade dos 200 alunos possam se utilizar das aulas de equoterapia.
Professores e alunos da Apae com o presidente Moacir Fortis e o prefeito Pedro Coelho
Os profissionais que estão trabalhando com
a equoterapia com alunos da Apae
Autoridades presentes na solenidade: Ademir Santana (Chefe do NRE), Prefeitos Nilson Cardoso (Mariluz),
Suely Alves (Rancho Alegre), Pedro Coelho (Goioerê),
Antonio Nunes (Sociedade Rural), Moacir Fortis e
Graziela Pareja (presidente e diretora da Apae)
O prefeito Pedro Coelho, o presidente da Sociedade
Rural, Antonio Fernando Nunes e o presidente da
a Apae, Moacir Fortis na inauguração da pista