A Escola de Bugeiko de Goioerê, através mestre Federico Dinatale, que também é Diretor da Inzando Heihô Ryu Ha (Buenos Aires, Argentina), ministrou com total sucesso no último final de semana o treinamento de iniciação ao Kyudo e Kyujutsu (arqueria japonesa), realizado na cidade de Dois Vizinhos. O treinamento teve participação de mais de 15 pessoas.
O mestre Federico Dinatale explica que o treinamento teve uma abordagem teórico conceitual e breve histórico da importância do arco com a cultura samurai.
Os Samurais eram guerreiros militares no período do Japão Feudal. Mesmo sendo o samurai associado à espada Katana, hoje uma das espadas mais famosas e conhecidas no mundo, o arco cumpre uma função principal em sua história. Para o mestre Kyôshi Dinatale, o treinamento ministrado no final de semana sobre Kyudo, “tem diferentes vertentes com o caminho do arco japonês, como arqueria meditativa, federativa, militar e arqueria universitária. Esse caminho da arte japonesa tem algo muito ligado à auto realização através do processo do ritual do arremesso da flecha, onde atingir o alvo não é o mais importante, mas sim o autoconhecimento e meditação do arqueiro.”
Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão
Os participantes tiveram contato, além do Kyudo, com a arte Kyujutsu, que tem um conceito militar de estratégia em combate. A finalidade nesse caso, diferente do ritual do Kyudo, é atingir o alvo, independente da situação.
Para Raquiel dos Santos, que teve seu primeiro contato com a arte marcial em uma apresentação da escola na praça do município, é difícil expressar em palavras o treinamento do fim de semana. “Somente quem teve a oportunidade de participar conseguirá entender esse sentimento. Me sinto honrada pela oportunidade de estar presente em um curso tão importante e valoroso” comenta.
O goioerense Gustavo Peloi, Renshi, professor da arte marcial Inzando em Dois Vizinhos, comenta que “o final de semana foi de muito conhecimento” e fica imensamente grato por receber em Dois Vizinhos a presença do maior nome dentro da arte Inzando em nível mundial. Com mais de 18 anos de prática da arte Inzando, Peloi observa que a cada dia aprende muito com a arte e esse aprendizado é difundido entre seus alunos.
INZANDO HEIHÔ RYU HA
É uma escola de estudos de artes marciais tradicionais e culturais Japonesas. Arte marcial que busca resgatar as antigas formas de treinamento dos guerreiros japoneses, utilizando-se deste conhecimento para promover a formação de um artista marcial completo, corajoso e que tenha interiorizado valores morais como respeito, lealdade, justiça, benevolência, sinceridade, cortesia e honra.