A Vigilância Sanitária de Goioerê recebeu várias denúncia na última semana de moradores do bairro Cidade Alta que haviam encontrado escorpiões nas quintais das residências. A chefe da Vigilância, Ana Flavia Costa, está realizando naquele bairro a busca ativa dos escorpiões.
De acordo com Ana Flávia, o bairro Cidade Alta é um dos locais de maior incidência de escorpiões e apesar da busca ativa que a equipe realizará, não há como a Prefeitura acabar com estes animais que, segunda ela, devem ficar na rede de esgoto. Ela explica que o escorpião amarelo está sendo encontrado também em outros bairros de Goioerê.
Ainda não existe um tipo de veneno específico para o combate aos escorpiões, por isso, as pessoas dedetizam suas casas e os bichos continuam aparecendo.
Boas práticas de controle de escorpião amarelo
Entre as medidas para prevenir o estabelecimento de escorpiões, recomenda-se identificar e remover locais com entulhos, a fim de restringir possíveis abrigos; corrigir frestas e bloquear possíveis pontos de acesso; manejar adequadamente o lixo e a vegetação no ambiente e reduzir a disponibilidade de alimento, realizando o monitoramento e o controle de pragas que são predadas pelos escorpiões, como é o caso de baratas e outros insetos.
Se caso acontecer o acidente, as medidas devem ser adotadas de imediato e o tratamento o mais rápido possível. Após a picada, deve limpar o local com água e sabão, procurar a orientação médica imediata e mais próxima do local da ocorrência do acidente, se possível, levando o animal, já morto, para identificação da espécie do escorpião.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES:
Departamento de vigilância ambiental – Divisão de vigilância de zoonoses e intoxicação. Tel (44) 3522-6577
EM CASO DE ACIDENTE LIGAR PARA O PRONTO SOCORRO – (44) 3521-7341.