O prefeito Betinho Lima e o secretário de Esportes de Goioerê, Igor Américo participaram do lançamento do Programa Pedala Paraná que aconteceu na sede da Superintendência Estadual de Esporte, em Curitiba. O termo de cooperação técnica foi assinado entre o Paraná e entidades parceiras, e o termo de adesão com os municípios, oficializando a fase inicial do projeto, com 80 ciclorrotas.
O prefeito solicitou ao Superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, que Goioerê seja inserido nas ciclorrotas para que possa entrar para as rotas de turismo através do ciclismo. Betinho explicou que existe um planejamento para que Goioerê receba ciclista de odo Paraná disponibilizando percursos interessantes e uma estrutura de turismo rural baseado na cultura e gastronomia da cidade.
O superintendente estadual do Esporte, Helio Wirbiski explicou que o evento simbolicamente é muito importante para o Paraná, retomando suas atividades que foram paralisadas durante pandemia. As ciclorrotas são um marco que podem se tornar rotas de turismo. “Cuidar do esporte é nossa obrigação e também estamos apoiando o turismo paranaense”, disse.
Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão
O vice-governador Darci Piana, que participou do evento, afirmou que o turismo é um dos grandes nortes do Governo, assim como o esporte. “O objetivo é trabalharmos essa integração em todo o Estado, com o esporte promovendo a saúde e o turismo oferecendo lazer e movimentando a economia”, ressaltou.
SEGURANÇA – Pensando na segurança dos ciclistas, o Governo do Estado instalará placas de sinalização e totens de atendimentos aos ciclistas com bomba de encher pneus, ferramentas para conserto das bicicletas e mapa das rotas. Além disto, o site www.esporte.pr.gov.br oferecerá uma página com georreferenciamento de cada uma das rotas.
AÇÃO CONJUNTA – O programa Pedala Paraná é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com termo de cooperação técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Detran, Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo-PR), Sesc, Senac, Paraná Turismo e Paraná Projetos. Conta também com o apoio da Federação Paranaense de Ciclismo, Sebrae e municípios participantes.
O diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte, responsável pelo Pedala Paraná, Tiago Campos, explica que, além de promover o esporte, o programa visa fomentar o turismo com as entidades parceiras, como Sebrae, que ajudarão na qualificação da rede de restaurantes e hoteleira, entre outros estabelecimentos.
Durante o lançamento, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reafirmou a importância da manutenção dos protocolos sanitários. No evento, todos os participantes tiveram a temperatura aferida e álcool em gel à disposição, com o uso de máscara obrigatório, seguindo os protocolos sanitários exigidos. Ao final, o grupo de ciclistas presentes deu uma volta no complexo esportivo onde está sediada a Superintendência do Esporte.
O Pedala Paraná terá 80 ciclorrotas. Confira a LISTA dos 48 projetos já oficializados (Icaraíma, no Noroeste, tem dois).
1. Alto Piquiri
2. Altônia
3. Apucarana
4. Araucária
5. Assaí
6. Astorga
7. Bocaiuva do Sul
8. Borrazópolis
9. Campina da Lagoa
10. Campina Grande Do Sul
11. Campo Mourão
12. Centenário do Sul
13. Colombo
14. Congonhinhas
15. Curitiba
16. Douradina
17. Entre Rios do Oeste
18. Figueira
19. Florestópolis
20. Foz do Iguaçu
21. Francisco Alves
22. Francisco Beltrão
23. Guarapuava
24. Icaraíma (2 rotas)
25. Iporã
26. Ivaté
27. Jandaia do Sul
28. Japurá
29. Laranjeiras Do Sul
30. Londrina
31. Mandaguari
32. Marialva
33. Pato Branco
34. Pérola
35. Pinhais
36. Piraquara
37. Pitanga
38. Quedas do Iguaçu
39. Ribeirão do Pinhal
40. Rondon
41. Santa Isabel Do Ivaí
42. São José dos Pinhais
43. Tapira
44. Toledo
45. Tuneiras do Oeste
46. Umuarama
47. Xambrê