O prefeito Betinho Lima recebeu a visita do Jovem empreendedor Alisson Dias Bernardes, de Paraná do Oeste, que ficou conhecido ao construir um cata-vento para fazer funcionar um compressor que gera energia eólica, para a oxigenação da água dos tanques de peixes existente na propriedade da família.
Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão
Com apenas 16 anos, Alisson com sua ideia inovadora e sustentável tem sido destaque na Agricultura Paranaense. E para transformar o seu projeto em uma empresa e desenvolver o seu potencial empreendedor, Alisson visitou o prefeito Betinho Lima e o secretário de Indústria e Comércio, Pedro Augusto Godoy, quando solicitou apoio para desenvolver seu projeto.
Segundo o secretário Pedro Augusto será disponibilizado consultorias que vai auxiliar no processor de criação da empresa além do projeto do Governo destinado aos jovens empreendedores, que financia projetos através do Banco do Fomento.
“Iniciativas como deste jovem precisam ser incentivadas, e Alisson tem as portas abertas da Administração para desenvolver seu projeto” – enfatizou o prefeito Betinho Lima.
HISTÓRIA DO JOVEM ALISSON
Há três anos, Alisson Dias Bernardes mantém um tanque de peixes no quintal da casa onde mora, no distrito de Paraná do Oeste, município de Moreira Sales, Oeste do Paraná. Para garantir a oxigenação da água, o rapaz tinha construído com as próprias mãos um sistema artesanal, usando o motor e o compressor de uma velha geladeira.
O motor, no entanto, queimou, trazendo um impasse ao jovem. Foi então que Alisson buscou a solução, inspirado no filme O menino que descobriu o vento. “Quando assisti ao filme durante o JAA, eu fiquei impressionado, mas ainda não tinha o problema. O problema surgiu quando queimou o motor do meu sistema de oxigenação de água”, conta Alisson, que aproveitou os poucos recursos que tinha.
Usando lâminas de lata de tinta, ele improvisou hélices, com as quais construiu um cata-vento. No novo sistema, a energia eólica mantém o funcionamento do compressor, que faz a oxigenação da água. Desta forma, o rapaz conseguiu manter seu tanque caseiro em funcionamento. “O vento faz girar as hélices, que acionam o compressor, que oxigena a água”, explica Alisson
TANQUE
A ideia para o tanque de peixes surgiu quando Alisson tinha apenas 12 anos. Na ocasião, ele viu vídeos no Youtube e ponderou que poderia criar peixes no quintal de casa, a partir de um sistema caseiro. Para isso, ele usa uma caixa d’água de mil litros, além do sistema de oxigenação que fez com peças de geladeira. “Está dando certo. Já tivemos até carpas, mas elas já foram para a panela”, conta o rapaz.
Hoje, Alisson cursa o 1º ano do Ensino Médio, no Colégio Estadual Maria Cândida de Jesus. Bom aluno, ele ainda não sabe que profissão quer seguir ou em que área pretende se especializar. A única coisa de que não tem dúvidas é de que quer ter sempre o conhecimento e a ciência ao seu lado. “Eu pretendo fazer algo grandioso, algo importante”, diz Alisson. Alguém duvida de que ele vai conseguir?