O prefeito Betinho Lima anunciou na tarde desta sexta-feira, 24, que o futuro Centro de Convivência do Idoso, que será inaugurado na próxima sexta-feira, 1º de outubro, levará o nome da saudosa pioneira Maria Luiza Mozena, família tradicional que chegou m Goioerê em 1951. A pioneira Maria Luiza faleceu no ano de 2013. O centro se chamará “Centro de Convivência do Idoso Maria Luiza Mozena Cavalcante”
Clique aqui e receba as notícias de Goioerê e região em primeira mão
O anúncio oficial foi feito pelo prefeito e a secretária de Assistência Social, Ivanilda Plazza, que se reuniram com os filhos da homenageada, Neusa, Paulo e Valdemar Mozena Cavalcante e a neta Andréia, quando o prefeito explicou que a homenagem foi uma escolha criteriosa , e por mérito. “Ela foi uma pessoa muito ativa na sociedade e teve uma forte participação no grupo da Terceira Idade e participou da história de Goioerê”.
A inauguração do Centro de Convivência do Idoso, que substituirá o Lar do Idoso, que foi o projeto inicial, acontecerá 12 anos depois das primeiras tratativas quando o prefeito Betinho Lima era vereador em Goioerê e acompanhou as primeiras discussões. “Fico feliz de 12 anos depois ser o prefeito que vai inaugurar uma obra que ajudará muito os idosos” – frisou o prefeito, ressaltando que o Centro de Convivência atende uma nova realidade.
A secretária Ivanilda Plazza explicou que a mudança de um asilo para o centro de convivência do idosos além de atender uma necessidade que é garantir ao idoso um envelhecimento com qualidade de vida, ele consegue ter uma abrangência maior. “Como asilo iriamos atender 16 idosos e como centro de convivência atenderemos uma média de 400 idosos.
O centro de convivência contará com um cronograma de atividades durante todo o dia para que o idoso possa ter muitas ações para ocupar o tempo de forma produtiva e recreativa. Além das muitas oficinas, terão atendimentos com psicólogos e fisioterapeutas e atividades monitoradas pela Secretaria de Saúde, Esportes e Cultura. Também contará om ações de voluntários.
O prefeito Betinho Lima explicou que os idosos poderão passar horas no centro de convivência realizando atividades, assistindo TV, tomando um lanche, conversando. “Será uma extensão da casa” – explicou a secretária Ivanilda Plazza.
Todos os idosos de Goioerê com idade acima de 60 anos poderão participar das atividades, independente de participar do grupo da terceira idade.
CASAL. A família Mozena Cavalcante é das mais tradicionais em Goioerê, tendo aqui chegada em 1951. O casal teve 10 filhos, sendo que seis ainda moram em Goioerê, entre eles a ex-presidente da Associação dos Pioneiros de Goioerê, Neusa Cavalcante. Goioerê já homenageou o espoo da pioneira Maria Luiza Mozena Cavalcante o pioneiro José Jesus Cavalcante, que tem uma escola municipal com seu nome.