Nos últimos dias, o 25° Batalhão de Polícia Militar (BPM) atendeu algumas ocorrências de Estelionato (fraude praticada em que o autor induz alguém a uma falsa concepção, aquisição ou compra de algo, com o intuito de obter vantagem ilícita para si ou para outros).
De acordo com a PM, vítimas caíram no golpe do Depósito em Cheque para a venda de veículos particulares, e após isso outras vítimas surgiram, principalmente em garagens especializadas em venda e compra de veículos.
Conforme dados da PM as situações ocorreram basicamente da seguinte forma:
– Um cidadão comum (vítima) coloca um carro a venda de forma verdadeira em sites na internet, e aparece um comprador (em alguns casos, o criminoso utilizou o nome falso de “Hendryo”), informando que gostaria de comprar o veículo.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
– É feito o acordo de compra e o comprador (criminoso) efetua o pagamento em forma de Depósito em Cheque, mandando o comprovante para o vendedor.
– Entretanto, nessa forma de pagamento, o valor só cai realmente na conta do vendedor após 24h, e antes disso ele é cancelado pelo criminoso, o qual já pegou o veículo e informou que vai realizar a transferência do carro nos dias subsequentes.
– Após isso, o criminoso vai até garagens de compra e venda de carros e oferece o mesmo veículo comprado de forma irregular, por um preço bem abaixo do tabelado, e mais algumas vítimas são feitas.
– Para mostrar o carro aos novos compradores, o criminoso informa precisar de um valor de entrada (2 mil, 5 mil reais, por exemplo), e quando esse valor é pago a vítima cai no golpe e o criminoso não aparece mais.
A Polícia Militar orienta a população que tenha cautela nos procedimentos tomados na compra/venda de veículos, sempre tomando medidas para evitar qualquer tipo de golpe.
Em casos de situações suspeitas a recomendação é para que as pessoas entrem em contato com a Polícia Militar (190) e Polícia Civil (197).
Fonte: OBemDito