Publicidade
Publicidade

Notícias / Geral Procon multa bancos por longas filas e demora no atendimento

sexta-feira, 12 novembro de 2021.

Foto: TáSabendo

O Procon de Campo Mourão multou cinco bancos por conta de longas filas e demora no atendimento aos consumidores. Foram multados o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander. O montante das multas passa de R$ 100 mil e as instituições financeiras podem apresentar defesa.

“Essas operações nos bancos foram feitas após as denúncias diárias que recebemos, o que acabou culminando nas multas”, explica o secretário executivo do Procon, Sidnei Jardim. Ele acrescenta que além da demora no atendimento os consumidores reclamam da exposição ao sol. “Um desses bancos foi multado três vezes em uma semana”, informou Jardim, ao acrescentar que em uma das agências uma mulher passou mal na fila e teve que ser atendida pelo SAMU.

Conforme a legislação municipal, o consumidor deve ser atendido em até 20 minutos em dias normais e em até 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados. Quem for atendido em prazo superior, deve solicitar autenticação de senha e ir ao Procon com senha e documentos pessoais, para que possam tomar as medidas cabíveis.

CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

 

 

“A senha é direito do consumidor e é prova de quanto tempo ele esperou na fila, caso queira entrar com um processo ou acionar o Procon”, explica. O consumidor que for atendido num prazo superior ao da lei também poderá mandar a senha autenticada pelo banco e seus dados pessoais para o Procon através do WhatsApp ou outro meio eletrônico, que será aberto um processo administrativo e caso comprovado a ilegalidade o banco será multado.

Caso o consumidor esteja na fila e a demora estiver muito grande ele pode ligar no Procon – 1512 ou 3525-2788 – que o fiscal vai no local e fará a multa de acordo com o número de pessoas que estão sendo “prejudicas” na fila. “A demora na fila do banco pode também gerar dano moral àquele consumidor que perde seus compromissos, como consulta médica, trabalho ou reunião”, orienta.

Os Tribunais de Justiça geralmente estão entendendo pelo desvio produtivo do consumidor, que não pode perder seus afazeres aguardando uma prestação de serviço do banco. Nesse sentido o consumidor pode procurar a Justiça através de um advogado de confiança ou diretamente no Juizado Especial Cível.

Fonte: TáSabendo

Publicidade
domsegterquaquisexsáb
     12
24252627282930
       
2930     
       
28293031   
       
282930    
       
     12
31      
    123
2526272829  
       
28293031   
       
     12
31      
   1234
2627282930  
       
293031    
       
     12
       
      1
3031     
      1
30      
   1234
262728    
       
  12345
2728     
       
28      
       
      1
       
     12
2425262728  
       
      1
3031     
     12
24252627282930
       
  12345
2728293031  
       
2930     
       
    123
25262728293031
       
    123
18192021222324
25262728   
       
 123456
78910111213
21222324252627
28293031   
       
     12
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
       
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
       
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
       
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
       
      1
9101112131415
23242526272829
3031     
    123
252627282930 
       
 123456
14151617181920
21222324252627
28293031   
       
      1
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
   1234
567891011
       
   1234
12131415161718
19202122232425
262728    
       
293031    
       
    123
11121314151617
       
  12345
13141516171819
27282930   
       
      1
23242526272829
3031     
    123
18192021222324
252627282930 
       
28293031   
       
   1234
567891011
       
     12
3456789
17181920212223