Foi uma cerimônia marcada por emoção, e, acima de tudo festiva para cerca de 200 alunos que concluíram o Proerd no município de Moreira Sales.
Um projeto que tem como parceria a Copacol e que visa instruir crianças e adolescentes para que saibam distinguir o certo do errado e serem cidadãos de bem.
É um dos principais propósitos do Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas) desenvolvido pela Polícia Militar, com o apoio da Copacol nos municípios que integram a empresa.
A cada ano, por três meses, alunos da rede municipal participam de atividades que envolvem a prevenção ao uso de entorpecentes. “Atuamos com lições diferentes, desde bullying, responsabilidade, até consequências e efeitos das drogas. É fundamental instruir as crianças e os adolescentes sobre a tomada de decisões. A vida é feita de escolhas e nesta faixa etária de transição do ensino Fundamental para o Médio há muitas mudanças e a orientação é indispensável. A Copacol sempre tem apoiado, desde o início do nosso trabalho, na construção do futuro das crianças”, afirma soldado, Cleberson Pereira da Silva, coordenador do Proerd na região de Goioerê.
Ruth dos Santos Godoi, da Escola Municipal Leonilda Obadowski Prado, 11, estuda no 5º ano e comemora o aprendizado. “Aprendi a lidar com as situações do dia a dia, defender meus amigos e evitar qualquer tipo de droga”.
FORMATURAS. Com a redução dos casos de Covid-19, as aulas foram retomadas e as primeiras formaturas já estão em andamento. Em Moreira Sales 122 receberam o diploma de participação, e em Tupãssi, 95. “Acompanhamos a evolução dos nossos alunos. Essa parceria com a Copacol e a Polícia Militar torna possível o Proerd em nosso município. Brindamos a formação dos alunos em ter essa orientação e também a presença da Polícia Militar em um ambiente escolar. Isso é possível por meio da Cooperativa que se une com a Polícia Militar e proporciona um legado muito importante”, afirma o prefeito de Moreira Sales, Rafael Brito do Prado, conhecido como Rafael Bolacha.