O proprietário de veículo automotor no Brasil terá um pequeno alívio no bolso no próximo ano. É que os motoristas estarão livres do Seguro DPVAT 2022, o Seguro contra Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres. É o segundo ano seguido que a taxa não será cobrada.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Apesar disso, o motorista precisa ficar atento, o IPVA vai ficar mais caro no Paraná, em 2022. O aumento é decorrente da valorização dos veículos usados em 2021, já que o imposto é calculado com base no valor de mercado dos carros.
Pelo segundo ano consecutivo, o chamado Seguro DPVAT não será cobrado em 2022. A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), garantindo assim a liberação do pagamento pelos donos de veículo. Até o ano 2020, o valor era cobrado juntamente dom o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou por unanimidade a manutenção do prêmio zero para o Seguro DPVAT no ano de 2022, conforme proposto pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
A decisão foi tomada em reunião realizada na sexta-feira (17). Assim, pelo segundo ano consecutivo os motoristas brasileiros – independentemente do tipo de veículo motorizado – não precisarão pagar o seguro para Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).
Segundo o comunicado divulgado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), a manutenção do chamado “Prêmio Zero”, é decorrente da existência de recursos excedentes no DPVA para arcar com o seguro no próximo ano. “A manutenção da não cobrança de prêmio se baseia no fato de haver excedente de recursos na operação DPVAT suficiente para arcar com a cobertura do seguro no ano de 2022. O excedente verificado foi formado com os prêmios pagos pelos próprios proprietários de veículos ao longo dos anos”, informa.
Até a decisão, os valores do seguro obrigatório variavam de R$ 10 até R$ 600, conforme o tipo de veículo.