Goioerê e região pode estar na eminência de uma epidemia de gripe afirmou o provedor da Santa de Goioerê, José Augusto de Souza, durante a reunião de prestação de contas realizada na noite de segunda-feira, 3. Segundo ele, a preocupação se deve ao fluxo de pacientes com sintomas respiratórios registrados na segunda-feira no Pronto Atendimento do Hospital.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
De acordo com o Provedor, o P.A recebeu um grande número de pacientes com sintomas gripais e a preocupação é que estes também são sintomas do covid. Em relação ao aumento de casos de covid, também foi outro alerta realizado pelo Provedor José Augusto, que disse que somente ontem, três casos positivos foram registrados.
Para Augusto, a transmissão da gripe e do covid podem ser evitados se a população voltar a usar as máscaras. “Estamos percebendo que a população baixou a guarda e não está mais usando a máscara quando sair na rua” – alertou, explicando que a nova variante da gripe, a H2N3, já está presente em Goioerê e na região.
Em relação a H2N3 ela já está com transmissão comunitária no Paraná e a Santa Casa de Goioerê vem recebendo pacientes de toda região, onde as Prefeituras estão em recesso e as UBS com os serviços suspensos, obrigando a população desses municípios a virem para o Pronto Atendimento de Goioerê, o que provocou a lotação do PA ontem.
“Identificamos que a maioria dos pacientes ontem era da região, e isso nos coloca em alerta porque o vírus vem para Goioerê” – explica o Provedor, apelando para que a população volte a se cuidar usando máscaras e álcool em gel.
FÉRIAS E FESTAS: A combinação festas de fim de ano e férias são um fator de risco para o aumento dos casos de Covid-19 e também de gripe. Este foi um final de ano onde a população goioerense festou muito e também viajou, em especial para a praia. Com o surto de gripe e aumento dos casos de covid que vem se registrando em todo o país, a expectativa é de um salto de casos em Goioerê a partir da próxima semana.
VACINAÇÃO. Segundo Augusto, a vacinação que vem ocorrendo em Goioerê, onde a maioria da população já foi imunizada com até duas doses contra o covid, se Goioerê viver mais um novo aumento dos casos de covid, a vacinação possa evitar os casos mais graves e as mortes.