O balanço das atividades da Copacol foi apresentado na reunião digital do Comitê Educativo na noite de quinta-feira. Com 6,7 mil cooperados, o faturamento de 2021 ficou em R$ 7,9 bilhões, aumento de 41% em comparação com o exercício anterior. As sobras, complementações e juros de capital também tiveram volume recorde: R$ 134,9 milhões.
Todo o desempenho financeiro da Cooperativa foi avaliado e aprovado pelos auditores independentes da KPMG. A prestação de contas será realizada na AGO (Assembleia Geral Ordinária), dia 28, às 9h, na Aercol, em Cafelândia, com transmissão ao vivo pelo Canal no Youtube Copacol Agro.
O diretor-presidente, Valter Pitol, enalteceu os desafios superados ano passado e os novos obstáculos que tendem a surgir ao longo de 2022. “Precisamos nos manter firmes e animados. Nossa Cooperativa tem condições econômicas e financeiras para dar suporte aos cooperados em 2022 que tende a ser mais difícil. Precisamos ter prudência neste ano em todas as ações. As taxas de juros aumentaram, o frete para exportação tem forte impacto nos nossos custos. Além disso, enfrentamos alta no custo da matéria-prima, queda no consumo interno e preços competitivos no mercado externo. Não é um ano para arriscar”, diz Pitol.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
CONSELHO FISCAL
Composto por Anderson Zuck, Elder Cândido Gabriel, Osni Oenning (conselheiros efetivos) e Adail Malagutti, Batista Torre, Célio Baudussi (conselheiros suplentes), o atual Conselho Fiscal fez um relato das ações desempenhadas. Mesmo diante da pandemia, seguindo as recomendações da prevenção à Covid-19, foram realizadas vistorias em unidades, obras e filiais de vendas. “Agradecemos ao empenho dos conselheiros ao longo do ano, que realizaram excelentes serviços à Cooperativa”, afirma Pitol.
Durante transmissão também houve indicação do novo Conselho Fiscal: Célio Baldussi e Rogério Effting (Cafelândia), Leonardo Deliberaes e Sebastião Tunes (Formosa do Oeste), Osni Oenning (Nova Aurora) e Alex Bini Ferreira (Jesuítas). A apreciação e posse ocorre durante a AGO.
AGO PRESENCIAL
Para participar presencialmente da AGO, os cooperados deverão se inscrever antecipadamente e seguir uma série de recomendações como prevenção à Covid-19. O prazo encerra ao meio-dia do dia 27. O cooperado deverá preencher o formulário virtual ou entrar em contato com as Unidades.
Será preciso apresentar a carteira de vacinação ou o teste swab nasofaringe negativo (realizado em menos de 48 horas). Somente pessoas com idade acima de 14 anos poderão participar do evento. Caso apresente alguns dos sintomas relacionado à Covid-19, a orientação é para que fique em casa e que procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência.