Wanderley foi professor, inspetor de ensino, vereador, criou Jogos Esportivos Regionais de Goioerê é Cidadão Honorário de Goioerê.
O velório terá inicio às 24 horas e o sepultamento no domingo às 17 horas
A morte do professor Wanderley Lemos de Carvalho consternou Goioerê e região, onde o professor tinha muitos amigos. São muitas as manifestações de pesar nas redes sociais demonstrando o carinho pelo professor. Wanderley faleceu na tarde deste sábado, 12, em sua residência, onde estava com a esposa, a professora Vera Ribeiro. Ele descansava em um sofá e foi a própria esposa, a professora Vera, que o encontrou caído. A morte foi provocada por um infarto fulminante.
O velório será no Plenário da Câmara Municipal de Goioerê, e tem inicio previsto para às 24 horas. O sepultamento acontecerá às 17 horas de domingo, 13.
O professor Wanderley Lemos de Carvalho completaria este ano 82 anos. Professor de matemática Wanderley Carvalho chegou em Goioerê em 1966 e a professora de português, Vera, no ano de 1969, pois teve que terminar o Ensino Médio. Casou-se e veio para Goioerê morar com o marido. O casal teve três filhos: Rogério, Rosane e Rodrigo.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O professor Wanderley deixa um grande legado para Goioerê no setor da educação e na política, em 1968 foi eleito vereador, onde ocupou o cargo na legislatura de 1969/72, onde por dois anos foi Secretário da Câmara Municipal de Goioerê.
Em 1969 foi nomeado pelo Governador Paulo Pimentel, Inspetor Regional de Ensino da Qüinquagésima Segunda Inspetoria Regional de Ensino, com sede em Goioerê, abrangendo os municípios de Goioerê, Moreira Salles, Mariluz e Formosa d’Oeste, cargo que exerceu durante 13 anos – 03/10/69 a 08/01/82, período em que foi responsável por importantes conquistas.
Trabalho que foi reconhecido no ano de 2008 quando foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Goioerê. A esposa e professora Vera Carvalho, com quem compartilhou 51 anos de vida, afirma que “além de bom professor, o “forte” dele foram as lições de vida que deu em sala de aula e o aconselhamento que fez fora dela, para pais, ex-alunos, alunos e amigos e família”.
Segue abaixo um pouco mais da trajetória do pioneiro Wanderley Lemos de Carvalho, cuja história precisa ser lembrada e conhecida pela nova geração.
Nascido em Bebedouro, Estado de São Paulo, em 17 de maio de 1941, cursou o primeiro e o segundo graus no Instituto de Educação Dr. Álvaro Guião, em São Carlos, SP e o Curso Científico terminado em 1964. Formado em Matemática pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Mandaguari, no ano de 1973.
Em fevereiro de 1966 começa a lecionar Matemática no Colégio Comercial Maria Gonçalves de Almeida no 1º e 2º graus, até aproximadamente 1990.
Em março de 66 foi contratado como professor suplementarista para lecionar Matemática, Geografia e Ed. Física no Ginásio Estadual de Goioerê, hoje Escola Estadual Ribeiro de Campos. Ainda nesse ano lecionou Matemática e Ciências no 1º e 2º graus do Colégio Comercial Maria G. de Almeida
De 1969 a 1982 conseguiu a reconstrução do prédio da Escola Maria Antonieta Scarpari, a criação e construção da Escola Polivalente, do Colégio Antônio Lacerda Braga, a extensão da UEM por um ano, quando vários profissionais liberais de Goioerê receberam o diploma de professores do 2º grau, a criação e construção do Colégio Duque de Caxias.
Autorizou a criação da extensão dos Ginásios de Rancho Alegre, Quarto Centenário e Bandeirantes do Oeste, e em seguida conseguiu a criação dessas escolas pela Secretaria de Estado da Educação.
Foi um dos criadores dos Jogos Esportivos Regionais de Goioerê, sendo presidente da Comissão Organizadora.
Foi Secretário Executivo da Fundação de Apoio à criação do Campus Regional da UEM em Goioerê, tendo participado ativamente, em Campinas (UNICAMP), do projeto de criação dos cursos de Engenharia Têxtil e Ciências.
Foi um dos iniciadores do PRODEINOR ( Programa de Desenvolvimento Industrial do Noroeste), em que participavam todos os municípios pertencentes à Fundação de Apoio à Extensão da UEM (FADECT) em Goioerê.
Foi ministrante de vários cursos e oficinas, dentre eles o Curso “Feiras de Ciências como Projeto Pedagógico”, a nível de Extensão Universitária, de 05 a 26 de setembro de 1991, pela Universidade Estadual de Maringá.
Em 1997 aposentou-se no Ginásio Ribeiro de Campos como professor estadual, depois de 31 anos de trabalho, e passou a lecionar na Escola Adventista, continuando no Colégio Maria Gonçalves de Almeida até à sua extinção, no final de 98.
Em 1998 continuou como professor de Matemática na Escola Adventista de Goioerê.
Em 1999 e 2000 foi professor de Cursinhos Pré Vestibular.
A partir de novembro de 98 professor de Matemática no Colégio Educacional Século XXI – 1º e 2º graus.
Em 2008 e 2009 recebeu o prêmio da Impacto “por ter obtido o primeiro lugar na Pesquisa de Opinião Pública” desta cidade como o melhor professor de matemática.
ALGUMAS CURIOSIDADES QUE MARCARAM A VIDA DO PROFESSOR WANDERLEY:
- Quando chegou em Goioerê, apesar de ser professor professor de matemática, deu algumas aulas inusitadas, entre elas, Educação Física o que explica seu envolvimento com o esporte.
- A primeira bola de basquete e futsal ele trouxe de São Carlos, pagas do próprio bolso.
- A mão-de-obra da cancha municipal (do antigo Coleginho) ele teve que pagar do próprio bolso.
- A primeira rede de basquete foi feita pelo próprio professor Wanderley.
- Ensinou os alunos a fazerem a rede de futebol de salão.