Na sessão de segunda-feira, 14, da Câmara Municipal, , os vereadores aprovaram a outorga de Moção de Congratulações para a Paróquia Nossa Senhora das Candeias (Igreja Matriz), pelos 65 anos que transcorrerá no próximo dia 24 de fevereiro.
Clique aqui e fique bem informado
A Moção aprovada é de autoria dos vereadores Fabio Plaza e Fabiano Barboza e teve o apoio de todos os vereadores. O vereador Fabio Plaza e sua fala, explicou a importância da Igreja Matriz para a cidade destacando o trabalho em pról da comunidade goioerense através de seus vários movimentos.
História da Paróquia Nossa Senhora das Candeias
A primeira missa foi no mesmo local onde está Igreja Matriz. Foi feito um cercado de palmito, coberto com lona, no local. A missa foi presidida pelo Pe. João Assmann, da paróquia São José, de Campo Mourão.
Para a construção da igreja, em 1954, parte da madeira foi trazida da localidade de Pinhalão (atual Farol).
Uma comissão foi conversar com o bispo dom Manoel Koenner, da prelazia de Foz do Iguaçu, à qual estava vinculada a paróquia São José, de Campo Mourão, matriz da capela de Goioerê. Dom Manoel decidiu pela criação da paróquia, através de decreto baixado no dia 2 de fevereiro de 1957, o que motivou a sua dedicação a Nossa Senhora das Candeias.
A paróquia foi instalada no dia 24 de fevereiro de 1957, juntamente com a posse do Pe. José Pascoalino Backes, como pároco. As capelas das localidades de Moreira Sales, Paraná do Oeste e de Jaracatiá passaram a pertencer à nova paróquia.
No dia 21 de dezembro do mesmo ano foi nomeado o Pe. Basílio Jung, como novo encarregado da paróquia Nossa Senhora das Candeias.
A primeira Crisma (sacramento da Confirmação), na nova paróquia, foi em 24 de setembro de 1958, quando o bispo de Foz do Iguaçu, dom Inácio Krause realizou a primeira visita episcopal à paróquia.
Um fato marcante na paróquia foi a realização das missões, em novembro de 1959. Durante o período, os freis capuchinhos realizaram 134 sermões, ouviram 3.805 confissões, distribuíram 5.234 comunhões, celebraram 24 batizados de adultos e 127 regularizações de casamento e 517 pessoas receberam a Eucaristia pela primeira vez.
O Pe. Luige Depaoli assumiu a paróquia em 28 de fevereiro de 1962. Entre inúmeras ações lideradas na comunidade, iniciou a construção da nova igreja em 1966; em 1967, houve a aquisição da emissora de rádio que passaria a se chamar Rádio Goioerê; e a criação da Aldeia SOS, em 1975. Após 15 anos, deixou a paróquia em 1977.
Vários padres passaram pela paróquia até 1980, quando assumiu o Pe. André Lous René Julien Gautreau. Este permaneceu até 1987.
A consagração da nova igreja a Nossa Senhora das Candeias só aconteceu quase 17 anos depois do início da construção, no dia 2 de março de 1983.
O oitavo vigário da paróquia foi o Pe. Francisco Xavier Lesniowski, que tomou posse em 1990. Desde 21 de agosto de 2009, tomou posse o Pe. Ivan Luiz Walter. Em 2016 Pe. Francisco Dantas de Carvalho. Desde de 2018 o Padre Elias é o pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias.