Diplomático, amistoso e sempre aberto ao diálogo. Estes são adjetivos marcantes do prefeito de Araruna, Leandro César de Oliveira (Cidadania), reeleito por aclamação presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). A eleição foi na manhã desta sexta-feira (18). Teve chapa única, com os demais gestores reelegendo Oliveira por unanimidade. Ele irá comandar a Comcam por mais um ano. O prefeito de Corumbataí do Sul, Alexandre Donato, também foi reconduzido ao cargo de vice-presidente da entidade. A assembleia teve a participação do presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Júnior Weiller, prefeito de Jesuítas, que discutiu sobre o novo piso salarial do magistério.
UNIÃO DOS PREFEITOS. O presidente reeleito destacou que a região precisa ainda mais da união dos prefeitos para que cresça politicamente e economicamente, melhorando a qualidade de vida da população. “Precisamos desta união cada vez mais forte. A desunião não leva a lugar nenhum. Sós nos enfraquece como gestores e pessoas”, ressaltou.
DIÁLOGO. Neste mandato, o prefeito disse que buscará novamente diálogo com os prefeitos que estão afastados da entidade para que retornem, como é o caso de Fênix e Juranda, por exemplo. “A Comcam não é composta por 15, 18, ou 20 municípios, mas sim por 25. E queremos todos os 25 prefeitos participando das decisões que saem da entidade”, frisou.
METAS. Entre as metas para este novo mandato, Oliveira informou que dará continuidade aos trabalhos de fortalecimento do Consórcio do Desenvolvimento da Comcam (Condescom), o qual também é presidente. “Vamos buscar este fortalecimento que iniciou nas gestões da Ângela e do Miliossi. Já temos licitações de equipamentos que deverão ocorrer nos próximos meses pelo Consórcio para beneficiar os municípios”, destacou. O objetivo é a aquisição de duas usinas de asfalto para atender os municípios, adiantou, ao lembrar do importante serviço de engenharia prestado pela entidade aos municípios. “Os prefeitos usam muito este serviço.”
AGRICULTURA. O presidente ressaltou que a Comcam continua cobrando do Ministério da Agricultura a prorrogação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para implantação da cultura do milho safrinha, que encerra no dia 28 deste mês em 13 municípios da região. “Já solicitamos que em ofício à Ministra da Agricultura, Tereza Cristina que alterne o prazo final do Zarc de 28 de fevereiro para 10 de março, o que aumentaria a janela de plantio em 10 dias nos municípios de Altamira do Paraná, Araruna, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Mamborê, Nova Cantu, Peabiru, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Farol Juranda, Luiziana e Roncador, onde o prazo é encerrado mais cedo”, especificou.
SEGURANÇA PÚBLICA. Em relação à segurança pública na Comcam, o presidente reeleito disse que os municípios e a população estão no seu limite. “A população já não aguenta mais a bandidagem. E nós prefeitos somos diariamente cobrados. A culpa não é da nossa Polícia Militar, pelo contrário, a polícia vem se desdobrando em toda a região. Mas como já é de nosso conhecimento, falta efetivo e faltam viaturas. Vamos usar toda a força política da Comcam para cobrar nossos governantes e buscar uma solução a este problema”, afirmou.
DIRETORIA ELEITA. Ficou composta pelos seguintes integrantes:
Presidente –Leandro Oliveira (Araruna)
Vice-presidente – Alexandre Donato (Corumbataí do Sul)
2º Vice-presidente – Ricardo Radomski (Mamborê)
Tesoureiro – Edenilson Miliossi (Barbosa Ferraz)
2º Tesoureiro – Adalmir José Garbim Júnior (Engenheiro Beltrão)
Secretário – Fábio de Oliveira Dalécio (Ubiratã)
2º Secretário – Rafael Brito do Prado (Moreira Sales)
Conselho Fiscal
Wilson Tureck (Luiziana)
Julio Cesar Frare (Peabiru)
Milton Luiz Alves (Campina da Lagoa)
Suplentes do Conselho Fiscal
Leonardo Romero (Quinta do Sol)
Edmilson de Moura (Terra Boa)
Same Saab (Iretama)