Goioerê lança nesta terça-feira, 22, o Programa “Melhor em Casa” – Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) –que tem como objetivo atender pessoas com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção que necessitam de cuidados e recursos de saúde com maior frequência, além de um acompanhamento contínuo. O Ministério da Saúde contemplou Goioerê que é a primeira cidade da 11ª Regional de Saúde, a implantar o programa.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Entre os benefícios do SAD – “Melhor em Casa” – estão a humanização da atenção à saúde, com a ampliação da autonomia dos pacientes em seus próprios domicílios; a redução do período de internação, diminuindo o risco de infecções dos pacientes; e a melhoria da gestão dos leitos hospitalares, evitando a superlotação de serviços de urgência e emergência.
O programa é composto por duas equipes. Uma é a Equipe Multiprofissional de Atendimento Domiciliar que conta com um médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta. A outra é a Equipe Multiprofissional de Apoio, formada por um psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta.
Para que o paciente seja assistido pelo SAD, ele deverá será encaminhado por um serviço de saúde, no caso o médico da UBS ou do Hospital que o paciente estiver sendo acompanhado.