Goioerê está com alto risco de infestação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (14). Segundo a pesquisa, sete em cada 100 residências apresentaram focos do mosquito, o que deixou o índice em 7,3%. O aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de até 1%.
Clique aqui e fique bem informado
O levantamento mostrou ainda que 47% das larvas do mosquito estavam em terrenos baldios e 45% nas residências. Os recipientes que mais armazenaram água da chuva são plásticos/lixo, baldes/frascos e lonas.
Ao todo, 491 imóveis foram inspecionados pelos agentes de Endemias de Goioerê. A prefeitura informou que o maior índice de infestação foi encontrado no Bairro Jardim Morumbi seguido do Cristo Rei.
O levantamento foi realizado nos dias 08, 09 e 10 de março último. De acordo com a equipe de endemias, o alto número do LIRA se deve a muitos fatores, mas o principal deles é o retorno do período chuvoso, o que contribuiu muito para o aumento dos objetos com água parada e criadouros do mosquito.
Os agentes de endemias estarão realizando ações de limpeza e conscientização nas próximas semanas nos bairros com os índices mais elevados. É necessário o apoio da população, evitando jogar lixo na rua e nos terrenos baldios, pois esse lixo se torna fonte de doenças para toda a população. Outr orientação é para o uso da água coletada das chuvas o mais rápido o possível, e após a utilização lavar bem os recipientes, deixar vedado e colocar cloro nos mesmos.
Goioerê registrou no último período epidemiológico, compreendido entre os meses de agosto de 2021 a fevereiro de 2022, 44 notificações de suspeita de dengue, onde 04 casos foram positivos para dengue. Com o alto índice de infestação em Goioerê, basta um mosquito picar uma pessoa contaminada para que Goioerê enfrente um epidemia da dengue.
A Secretaria de Saúde pede a cooperação da população nestes dias de chuva, para eliminar as águas de qualquer recipiente que acumule a água e observar os sintomas para procurar o mais rápido possível a unidade de saúde, para que a equipe da dengue faça o bloqueio no entorno da residência com paciente com suspeita.
Os sintomas da dengue são Febre, Dor no corpo, Dor de cabeça, Náuseas, Vomito, Dor nas articulações, Manchas vermelhas na pele, Coceira.