Com um teatro irreverente mas muito educativo, a peça “El Capitano contra o famigerado mosquito da Dengue” foi apresentado na Escola Estadual Jardim Universitário em Goioerê., numa iniciativa do Campus Avançado do IFPR de Goioerê, atendendo recomendação do MEC
Segundo os diretores do IFPR , o pacto da Educação fomenta a campanha Zika Zero que visa conscientizar alunos de escolas públicas a auxiliar na eliminação dos criadouros do mosquito em suas casas, escolas e redes de contato.
Em Goioerê, a escola escolhida foi do Jardim Universitário por estar localizada em um bairro que apresenta o maior número de ocorrências de focos de criadouros do mosquito, inclusive dentro do pátio da própria escola.
El Capitano é o personagem interpretado pelo Prof. Marcelo Colavitto na Commedia Dell’Arte. Soldado do estilo clássico, audacioso que esconde sua covardia por trás de histórias mirabolantes e fantásticas, El Capitano encantou aproximadamente 100 alunos e professores com o conto da “batalha contra o mosquito da dengue de 4 cabeças”.
Com risos e muita irreverência, os alunos assistiram a performance e receberam material de orientação para o combate ao foco do mosquito e dicas do Prof. Charles Garrocho para baixar o aplicativo ” Xô Zika” elaborado por alunos e professores do IFPR Campus Capanema e ainda, responder ao quiz presente no site da Reitoria.
AÇÕES. A diretora da Escola Estadual Jardim Universitário, Roseli Straliote, explica que a Escola vem realizando ações para prevenir e combater o mosquito da dengue: como Arrastão em parceria com a Escola Municipal Lidúina Alves G. Primo; Palestras para conscientização; Confecção e elaboração de cartazes; Vistoria diária por profissionais da escola para evitar a proliferação do mosquito no ambiente escolar, e que o teatro apresentado na última sexta-feira, veio para reforçar este trabalho.