Publicidade
Publicidade

Notícias / Política Modelagem do pedágio precisa ser revista, afirma Romanelli

terça-feira, 19 abril de 2022.

DeputadoRomanelli durante discurso na Assembleia Legistlativa do Parana Foto: Foto: Divulgação

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) afirmou na última semana que a modelagem proposta pelo governo federal para a concorrência dos pedágios do Paraná deveria ser totalmente revista pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Romanelli participou da audiência pública da Assembleia Legislativa em que os professores do ITTI (Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura) apresentaram um relatório de três volumes sobre a futura concessão.

Segundo o deputado, o chamado “modelo híbrido”, que substituiu a ideia inicial de uma licitação com limite de desconto e cobrança de outorga, não garante reduções mais agressivas das tarifas no leilão dos seis lotes. “Criou-se uma engenhoca para segurar o preço artificialmente alto”, afirmou. O aporte financeiro exigido no caso da oferta de deságio, diz Romanelli, é um inibidor da concorrência pelo menor preço.
Romanelli destacou a importância do estudo do ITTI, instituto vinculado à UFPR (Universidade Federal do Paraná. “É um trabalho técnico para apontar acertos e erros da modelagem de licitação do novo pedágio”, disse. “A Frente Parlamentar sobre os Pedágios vai atuar com amparo técnico, sem politicagem com este tema tão sensível para os paranaenses”, acrescentou.

Degrau tarifário – Além da questão das tarifas, Romanelli disse ainda que é preciso rever o degrau tarifário de 40% após as duplicações. “Não há fundamentação técnica para esse percentual”, disse. Ele também questiona a taxa que protege as concessionárias da variação e a falta de interação dos órgãos federais com os municípios que estão no traçado da concessão.

  • Leia mais:

 

CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

 

Segundo Romanelli, 87 cidades paranaenses são cortadas por rodovias que serão concedidas à iniciativa privada e não se tem notícia de que houve qualquer interação dos formuladores do projeto de concessão com os planos de mobilidade e planos diretores dos municípios. “O risco é de existir a necessidade de novas obras, que certamente vão impactar na tarifa futura”.

O professor Fábio Scatolin, concorda que o aporte financeiro limita os descontos e informou que as tarifas básicas apresentadas no ano passado serão atualizadas pela inflação. Ele citou o exemplo da praça de São José dos Pinhais, que teria uma tarifa de R$ 14 e com a correção monetária saltaria para R$ 17.

“O modelo proposto corrige problemas, mas o usuário é o único responsável pelas despesas da concessão”, afirmou o professor, reforçando que são os usuários, por meio das tarifas, que vão financiar totalmente a concessão. “A outorga e o aporte são tributos a mais para os usuários”, considerou

Fonte: ARede

Publicidade
domsegterquaquisexsáb
     12
17181920212223
24252627282930
       
2930     
       
28293031   
       
282930    
       
     12
31      
    123
2526272829  
       
28293031   
       
     12
31      
   1234
2627282930  
       
293031    
       
     12
       
      1
3031     
      1
30      
   1234
262728    
       
  12345
2728     
       
28      
       
      1
       
     12
2425262728  
       
      1
3031     
     12
24252627282930
       
  12345
2728293031  
       
2930     
       
    123
25262728293031
       
    123
18192021222324
25262728   
       
 123456
78910111213
21222324252627
28293031   
       
     12
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
       
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    
       
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
       
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
       
      1
9101112131415
23242526272829
3031     
    123
252627282930 
       
 123456
14151617181920
21222324252627
28293031   
       
      1
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      
   1234
567891011
       
   1234
12131415161718
19202122232425
262728    
       
293031    
       
    123
11121314151617
       
  12345
13141516171819
27282930   
       
      1
23242526272829
3031     
    123
18192021222324
252627282930 
       
28293031   
       
   1234
567891011
       
     12
3456789
17181920212223