Nos dias 12 e 13 de Maio, foi realizado em Goioerê o LIRA (Levantamento de Índice de Infestação do Mosquito Aedes Aegypti), o mosquito transmissor da dengue, levantamento onde os agentes vistoriaram em áreas selecionadas pelo sistema, visitando nos dois dias 440 imóveis por toda a cidade. O resultado, apesar de muito melhor do último Lira, que era de 7,3%, ainda preocupa. O Lira mostrou que Goioerê está com um índice de 2,9%, o que significa que a cada 100 imóveis, 3 estão com focos do mosquito.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
De acordo com a equipe, a maioria dos focos foram coletados em lixo descartado de forma irregular. Outro dado é que os imóveis que mais registraram criadouros foram os terrenos baldios, cerca de 70% dos focos coletados estavam em terrenos baldios.
O índice de 2,9% geralmente indica médio risco para uma epidemia, entretanto, os fatores que Goioerê apresenta a situação é de alto risco para epidemia, pois neste período do ano normalmente os índices de infestação diminuem drasticamente, o que não ocorreu este ano, assim como os casos de dengue que seguem aumentando na cidade, onde já temos 21 casos de dengue confirmados.
Só nos primeiros meses de 2022 foram registrados mais casos que em todo ano de 2021. De Janeiro a Maio foram 21 casos confirmados, enquanto em 2021 foram 14 casos o ano todo.
A equipe de endemias está intensificando as ações de bloqueios químicos e mecânicos dos casos notificados, assim como as vistorias. Em breve serão planejadas novas ações para os terrenos baldios, que se mostraram a maior foco de criadouros do mosquito.
A equipe da dengue pede a população que além de limpar os quintais, evitem jogar lixo nas ruas e principalmente nos terrenos Baldios. “Se todos fizerem sua parte Goioerê ficará livre da Dengue”. No quadro abaixo todas as informações do resultado do LIRA.