Mesmo sendo parte do Projeto Piloto, o Paraná não tem previsão para a emissão do novo RG. O modelo atualizado de carteira de identidade foi anunciado no último dia 27 de junho pelo Governo Federal e o Estado foi um dos escolhidos para o teste. No entanto, de acordo com a Polícia Civil, não existe data para a adaptação. Na semana passada, foi divulgado pelo Governo Federal que o Paraná seria o sexto do Brasil com o documento em vigor.
Questionada pela reportagem, a Polícia Civil, que é a responsável pelo Instituto de Identificação, afirma que o Paraná já iniciou os acordos com os setores envolvidos. Apesar disso, a corporação não especifica quais são as tratativas, quais são os setores envolvidos ou a previsão de lançamento do modelo.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
O Rio Grande do Sul é o primeiro estado do Brasil a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional. O documento está disponível a partir desta terça-feira (26). Além do Paraná, outros quatro estados foram anunciados para o Projeto Piloto. Goiás, Minas Gerais e o Distrito Federal também não têm previsão para a emissão do documento. A reportagem tenta contato com o Instituto de Identificação do Acre.
Com a nova carteira de identidade, o número do RG deixará de existir e o cidadão passa a ser identificado exclusivamente pelo número do CPF. O objetivo, segundo o Governo Federal, é unificar o número. O RG atual segue válido até 2032. Já os institutos de identificação têm até 06 de março de 2023 para a adoção do novo formato.