Oferecer produtos de qualidade e buscar constantemente a segurança dos alimentos são pontos importantes para a Copacol. Essa preocupação também se estende para o processo de industrialização de soja, na transformação do grão em farelo e óleo degomado, que são destinados a alimentação animal.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
A Unidade Industrial de Soja da Cooperativa passou pela auditoria de manutenção da certificação GMP+. O esquema de certificação é baseado nos requisitos de gerenciamento de qualidade ISO 9001 com a integração de um plano de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle).
A auditoria avaliou os processos de recebimento, classificação, limpeza e armazenagem de soja, além de produção de farelo, casca, óleo bruto e degomado da oleaginosa. “Observei uma evolução e melhoria nos processos na indústria em relação a auditoria do ano passado”, conta a auditora Paula Forjaz Marques, da certificadora SGS.
A manutenção da certificação obtida novamente pela Cooperativa assegura a conformidade dos rigorosos processos exigidos por esse programa. Além das auditorias externas a Copacol mantém um rigoroso processo de monitoramento interno, contando com uma equipe de aproximadamente 62 colaboradores qualificados para a realização deste processo.
São essas auditorias que dão sustentação ao sistema de gestão da qualidade da Copacol. “O resultado obtido é fruto principalmente dos resultados das auditorias internas, onde os auditores internos são preparados e exigentes, avaliando criteriosamente cada etapa do processo”, menciona o gerente Operacional, Leandro Martins.
“Mais uma vez obtivemos um excelente resultado na auditoria do esquema de certificação GMP+, demonstrando a evolução dos processos e comprometimento das equipes no cumprimento dos padrões estabelecidos, visando sempre o fornecimento de produtos com qualidade e segurança, sejam eles destinados a alimentação animal ou humana. Ficamos muito felizes com esse resultado”, afirma a gerente de Qualidade da Copacol, Márcia Ferrari.
Fonte: Copacol.