O horário gratuito de rádio e televisão para o primeiro turno das eleições começa nesta sexta-feira (26) e vai até 29 de setembro. O tempo de cada legenda ou coligação ficou definido no Plano de Mídia das Eleições 2022, aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na hipótese de ocorrer segundo turno para o cargo de presidente da República, o TSE vai elaborar uma nova previsão.
As propagandas eleitorais gratuitas serão veiculadas em cadeia de rádio e televisão até o dia 29 de setembro. Lula terá o maior tempo de exibição na propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV, com 3min39, seguido por Bolsonaro, que terá 2min38.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
O período oficial de campanha eleitoral dos candidatos registrados para disputar as eleições de 2022 começou em 16 de agosto. Por isso já estão liberados comícios, caminhadas, distribuição de panfletos e propaganda na internet. Com o início da propaganda eleitoral gratuita, começam a ser reproduzidos os materiais de propaganda dos candidatos no rádio e televisão.
Veja o tempo de cada candidato
- Lula (PT): 3min39 (286 inserções)
- Bolsonaro (PL): 2min38 (207 inserções)
- Simone Tebet (MDB): 2min20 (184 inserções)
- Soraya Thronicke (União): 2min10 (170 inserções)
- Ciro Gomes (PDT): 52 segundos (68 inserções)
- Roberto Jefferson (PTB): 25 segundos (33 inserções)
- Luiz Felipe D’Avila (Novo): 22 segundos (29 inserções)
A norma explicita que a propaganda do partido político, da federação ou da coligação que for veiculada por último será a primeira a ser apresentada no dia seguinte, seguido pelos demais programas estabelecidos no sorteio. A regra faz referência às transmissões divididas em blocos.
Fonte: Agência Senado