Agosto foi o mês onde incentivamos o aleitamento materno, conhecido na área de políticas de saúde como Agosto Dourado. No entanto, este é um tema que que não deve ser esquecido. Venho reforçar com esse artigo, uma revisão sistemática realizada pela International Pediatric Research Foundation, comparou o neurodesenvolvimento entre bebês alimentadas por leite materno e bebês alimentadas por fórmulas:
- Os bebês amamentados demonstraram maior desenvolvimento em várias regiões do cérebro envolvidas na visão, linguagem e cognição de ordem superior, correlacionando-se com melhores pontuações de linguagem visual e receptiva.
- Ao comparar os volumes cerebrais em crianças em idade escolar, verificaram que aquelas alimentadas por leite materno foram associadas à maior volume de massa cinzenta nos lobos parietal e temporal, em comparação com as alimentadas por fórmula. Essas crianças também apresentaram escores de QI mais elevados.
- A duração da amamentação também desempenha um papel importante no desenvolvimento cerebral! Bebês amamentados por um período superior a 15 meses demonstraram um aumento ainda maior no neurodesenvolvimento. Os efeitos benéficos da amamentação prolongada persistiram na adolescência, sendo associada ao aumento da espessura cortical do lobo parietal e maiores pontuações de QI em escala completa.
Isso demonstrou que leite materno faz mais bem ao cérebro do que fórmula infantil! Simples e objetivo, o artigo tem valor FUNDAMENTAL para quebrarmos com um mito que a indústria criou e que faz com que muitas mães acreditem que fórmulas são mais completas. Milhares pensam desta forma e até mesmo por questões como estética das mamas e etc, deixam de ter este momento crucial com seus filhos.
Priscilla Lopes de Lima CRN8°: 3211
Especialista em Nutrição Clínica Funcional e Coach de Emagrecimento
Locais de Atendimento:
Goioerê -Pr – Laboratório Santé
Assis Chateaubriand – Pr– Equilíbrio Estética
On Line – Contato/Whatsapp: (44) 99933-9434
DÊ SUA SUGESTÃO SOBRE TEMAS E TIRE SUAS DÚVIDAS
pelo whatsapp da nutricionista Priscilla Lopes: (44) 99933-9434
Siga a coluna Nutrição em Prática e acompanhe os temas que já foram publicados