A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (6) em uma operação contra lavagem de dinheiro feita por pessoas ligadas ao núcleo familiar de um narcotraficante internacional que foi preso na Hungria.
Os investigados, conforme a polícia, são responsáveis pela movimentação financeira, aquisição, administração e alienação de bens originários da prática de crimes.
São nove mandados de busca e apreensão a serem cumpridos nas cidades de Campo Grande e Jaraguari, no Mato Grosso do Sul, além de São Paulo e São José do Rio Preto, em São Paulo. A Justiça também determinou o sequestro de imóveis dos investigados, em um valor de cerca de R$ 8 milhões.
A operação, batizada de La Famiglia, é um desdobramento de uma ação anterior que acabou com 40 pessoas presas.
Conforme as investigações, o grupo utilizava da lavagem de dinheiro em associação com fraudes em negócios jurídicos, além de adquirir bens imóveis e móveis, em especial fazendas.
O dinheiro para as compras tinha origem no tráfico internacional de drogas. Também eram feitos investimentos na atividade rural pecuária para que o crime fosse cometido.
Eles vão responder por lavagem de dinheiro, crime com pena prevista entre 3 e 10 anos para cada ação feita.
Fonte: G1.