A comitiva, integrada por cerca de 50 profissionais da área médica, entre cirurgiões, anestesistas, clínico geral, instrumentadores, entre outros que integram a Expedição Cirúrgica da USP, e que vão realizar em Goioerê um mutirão de cirurgias nas área de ginecologia e gastro, chegam na cidade na noite de sexta-feira, 30, para uma maratona de trabalho que começa no sábado, 1º e encerra no dia 9. Serão 60 pacientes submetidos a cirurgia, com profissionais da mais alta qualificação, totalmente gratuito.
O projeto Expedição Cirúrgica contemplou o município de Goioerê, visando atender uma demanda reprimida em relação aos pacientes que estão na fila aguardando vagas para realizar as cirurgias. Nesta parceria, o município disponibiliza o hospital, que em Goioerê será a Santa Casa que colocou toda a sua estrutura para atender a Expedição. A Prefeitura está dando todo o suporte logístico para que a equipe fique instalada em Goioerê e parte de material que será utilizado em todo trabalho.
REVISÃO DOS PACIENTES
A equipe chega na noite de sexta-feira em Goioerê e inicia os trabalhos na manhã de sábado, 1º, a partir das 8 horas, no Posto de Saúde da Vila Guaira, quando os 60 pacientes que realizarão as cirurgias, passarão por uma revisão para avaliação dos exames pré-operatório e marcar o dia e horário das cirurgias.
TRÊS DIAS DE CIRURGIAS
A partir de domingo, 2, a equipe se concentrará na Santa Casa, onde pela manhã iniciam os procedimentos cirúrgicos. Quatro equipes médicas irão trabalhar simultaneamente, em quatro centros cirúrgicos. A Santa Casa conta com 5 centro cirúrgicos, e um ficará para atendimentos locais.
Serão 5 cirurgiões (gastro), 10 cirurgiões (ginecologia), um patologista, 4 radiologista, 2 instrumentadores, um médico físico na enfermaria, , anestesiologista e acadêmicos de medicina, além dos diretores do Projeto, totalizando cerca de 50 profissionais.
As cirurgias vão acontecer de domingo até terça-feira, iniciando às 6 horas da manhã e encerrando por volta das 22 horas. De quarta-feira, 5 até o dia 9 a equipe ficará concentrada no atendimento dos pacientes, para que todos recebam alta antes da equipe concluir o trabalho em Goioerê.
Enquanto a maioria dos profissionais ficará no Hospital Santa Casa, um grupo realizará ações na comunidade, envolvendo cursos de primeiros socorros
RETORNO. Em três meses uma equipe da Expedição Cirúrgica da USP retorna para Goioerê – entre setembro e outubro – para avaliar os pacientes e acompanhar a recuperação.
As cirurgias vão acontecer nos
centros cirúrgicos da Santa Casa
A Expedição Cirúrgica tem na coordenação os médicos, Yuri Justi, Yuri Tebelskis, Lidia Myung, e a engenheira clínica Ana Paula Furcin que integram a equipe