Um grupo de 45 pessoas, composta líderes de núcleos e comitês da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, participou da viagem de três dias – de domingo, 23, a terça-feira, 25, onde conheceram a rota do cooperativismo de crédito, iniciando por Nova Petrópolis e encerrando o passeio no Centro Administrativo Sicredi – CAS – em Porto Alegre.
A comitiva contou com associados – líderes de núcleos e comitês – de Goioerê, Juranda, Campo Mourão, Mato Rico, Braganey, Peabiru, Janiópolis, Araruna, Roncador, Ubiratã, Iretama, Luiziana, Altamira do Paraná, Moreira Sales, Boa Esperança, Mamborê, Farol, Iguatu, Engenheiro Beltrão e Campina da Lagoa.
O passeio iniciou em Nova Petrópolis, onde o grupo conheceu a Praça das Flores, onde está localizado o primeiro monumento ao Cooperativismo do Mundo. Ainda em Nova Petrópolis a visita prosseguiu no Parque Aldeia do Imigrante, a Linha Imperial, berço do cooperativismo de crédito da América Latina, onde encontram-se mais de 10 símbolos do cooperativismo. Lá está o Memorial Padre Amstad, no prédio da Caixa Rural.
Na visita monitorada, foi relatada a história da cooperativa de crédito que tem em sua essência o relacionamento entre as pessoas. Uma história de luta por uma comunidade, por pessoas, e é por isso que a Sicredi reinveste em sua comunidade através de programas que possam impactar na realidade das pessoas.
Em Porto Alegre a comitiva conheceu o Centro Administrativo Sicredi (CAS), quando visitou as instalações e todo o projeto de sustentabilidade do prédio, desde a energia renovável, eficiência no uso de água e central de resíduos.
A comitiva teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do Sicredi e sobre os principais programas e comitês existentes, ressaltando que entre os objetivos destes trabalhos são levantar futuros líderes e conselheiros que no futuro darão continuidade ao Sistema Sicredi, respeitando sua base que é a cooperação para o bem das pessoas. Os líderes que participaram da visita enfatizaram o orgulho de fazer parte de uma instituição que reforça o relacionamento humano, que é inclusiva e sustentável.
PASSEIOS. A viagem contou ainda com passeios pelas cidades turísticas de Gramado e Canela, onde a comitiva realizou vários visitas.