O Projeto Viva a Vila encerrará suas atividades do ano com uma grande produção do Festival Salve o Planeta Azul que vem sendo dirigida pelo seu coordenador Pedro Marques e Coreografias das Professoras do Projeto Mara Carvalho e Maira Matozo, da técnica da equipe de GR de Umuarama Prof. Lorena Crivelaro e da técnica da GR de Londrina Prof. Débora Andreazi Falda.
CLIQUE AQUI E RECEBA AS NOTÍCIAS
O espetáculo contará com cerca de 10 coreografias e músicas que farão uma amarração do tema e envolverá cerca de 40 alunos da Ginástica Rítmica. Vale destacar que as séries de coreografias montadas pelas técnicas Lorena e Débora estrearão no Festival e irão representar Goioerê nas competições em 2023 da Federação Paranaense de Ginástica Rítmica, pela Secretaria Municipal de Esportes nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil.
Pedro Marques comenta que o trabalho foi iniciado há 6 meses com uma pesquisa envolvendo a tribo indígena Caicangues, que povoou essa região do Paraná, onde pesquisou sua dança, costumes além da escolha do repertório com músicas que abordam a temática natureza, falando da água, fogo e ar.
O espetáculo foi lançado na última semana com a apresentação do cartaz que traz alunos do Projeto divulgando o espetáculo que será apresentado no mês de dezembro.
Na última sexta-feira as atletas da Ginástica Rítmica do Projeto Viva A Vila entraram no estúdio para gravar uma das canções que será apresentada no festival Salve o Planeta Azul.
As atletas fazem aulas de canto com o Professor e Maestro, Edmilson Zilda, em uma ação Multidisciplinar aprimorando o rítmico, conhecimentos de tempos e divisões musicais. No espetáculo acontecerá a estréia do Coral Infantil Meninas da Vila, que apresentará um número de canto coral com as atletas da GR ensaiadas pelo Professor Edmilson Ferreira da Silva.
MULTIDISCIPLINAR. O coordenador do projeto, Pedro Marques explica que a escolha do tema tem como proposta ser multidisciplinar, onde todos os professores possam trabalho o assunto, que é atual e fazendo com que os alunos sejam multiplicadores dessa mensagem em suas famílias e que possam fazer a diferença no meio em que vivem.
PLANTIO DE MUDAS. Outra ação que acontecerá dentro do projeto Salve o Planeta Azul será o plantio de mudas de arvores frutíferas, juto ao terreno onde funciona o projeto, e que levará o nome de alunos para que se sintam comprometidos com o cuidado e evolução das árvores. Um trabalho que acontecerá em parceria com a Secretaria de Agricultura.
PASSEIO E GINCANAS. Ainda fazem parte do projeto que irá concluir as atividades deste ano de 2022, dentro do tema Salve o Planeta Azul, a realização de um passeio pela natureza e uma gincana onde a proposta é promover a limpeza de uma área no bairro Vila Guaira.
Os alunos do futebol também participarão do projeto através das ações de plantio de arvores, caminhadas ecológicas, gincanas e mutirão de limpeza em áreas adjacentes do Projeto Viva a Vila
AGRADECIMENTO. Pedro Marques faz questão de destacar a importância do PROEFA, o Patrocinador Oficial do Projeto Viva a Vila, e do Convênio com a Prefeitura através da Assistência Social e da verba do Impositivo, que permitem que os alunos possam desenvolver todas as atividades durante o ano.