Dois casos confirmados de raiva bovina em propriedades rurais do município de Campina da Lagoa preocupam a Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), núcleo de Campo Mourão e deixa em alerta os demais municípios da Comcam.
A Agência reforça aos criadores de toda região, especialmente de Campina da Lagoa e Nova Cantu, cidade mais próxima aos focos, para a vacinação do rebanho contra a doença, que é letal.
O vírus é transmitido por morcegos. Os focos foram registrados em uma propriedade na saída para Nova Cantu e outro no sentido ao Rio Piquiri. A médica veterinária da Adapar, núcleo de Campo Mourão, Claudia Gebara, informou que os dois casos foram confirmados por exames laboratoriais.
A raiva é transmissível ao ser humano e animais domésticos como cães e gatos. Todo e qualquer foco, mesmo que suspeito, deve obrigatoriamente ser notificado à Adapar. “Se observar qualquer sinal da doença no animal ou até mesmo do ataque de morcegos, a Adapar deve ser comunicada imediatamente. A raiva é uma doença 100% letal até para o ser humano. Em caso de suspeita de infecção, pedimos que a pessoa não manipule o animal porque o vírus pode ser transmitido pela saliva”, alerta a médica veterinária, Claudia Gebara.