A Campanha da Fraternidade está lançada nesta quarta-feira, 22, com o tema “Fraternidade e Fome”. Segundo a CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – a emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a instituição assumisse a realização de uma campanha dando destaque ao problema e, assim, fomentar ações para minimizar os impactos da fome no país.
Clique aqui e receba as notícias
“No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. O país voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas, a ONU, depois de uma década”, ressalta.
A campanha
A Campanha da Fraternidade é realizada pela Igreja Católica desde 1964 e a cada ano um tema diferente é abordado com o objetivo de transformação social. Segundo a CNBB, a ação nasceu por iniciativa de dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade das pessoas.
No Brasil, a Campanha da Fraternidade é um modo de a igreja católica celebrar o tempo da Quaresma, com oração, jejum e caridade associados à reflexão e ação sobre um tema específico.