A Copacol marca presença em duas das maiores feiras alimentícias do mundo: a ExpoCarnes y Lacteos, México, e a Gulfood, Dubai. Tanto a América do Norte quanto o Oriente Médio já recebem os produtos da empresa – ambas regiões representam um mercado importante na exportação de aves e peixes.
Com certificações que garantem procedência, sustentabilidade e qualidade, a empresa está presente em 77 países e avança em busca de novos clientes. No caso de Dubai, é a primeira edição da feira pós-pandemia com a participação de visitantes da Ásia, um dos maiores consumidores dos produtos brasileiros. “Estamos muito satisfeitos com a participação nas feiras. Em Dubai estamos recebendo nossos clientes da Europa, África e Oriente Médio. Também estamos concretizando novos negócios. A participação a cada ano que passa é muito promissora, levando nossos produtos para mais longe”, afirma Valter Pitol, diretor-presidente da Copacol.
A Gulfood começou dia 20 e vai até dia 24. A expectativa da comitiva brasileira é fomentar 4,5 bilhões de dólares em negócios. O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango halal: ano passado foram de 1,983 milhão de toneladas. Já a Expo Carnes, vai de 21 ao dia 23, em Monterrey, México, país extremamente importante para a avicultura brasileira, devido o volume de importações de cortes de aves. A participação nas feiras é fomentada pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). “As feiras estão bem movimentadas, com grande interesse dos clientes em realizar parcerias para o fornecimento dos produtos. Além de atender aos critérios relacionados as etnias, possuímos uma grande confiança dos parceiros que já recebem os nossos alimentos”, ressalta Valdemir Paulino dos Santos, superintendente comercial da Copacol.
Além de aves, a Copacol vem expandindo a comercialização de peixe no mercado externo. Estados Unidos, China, Japão e Taiwan já recebem produtos a base de tilápia. O desafio agora é comercializar o peixe também no Oriente Médio. “Nossa tilápia tem a certificação Halal, garantindo que todos os critérios religiosos são respeitados também no processo de criação e industrialização do peixe. Com isso, esperamos levar nossos produtos também para essa região onde já atuamos com a comercialização de aves”, complementa Genézio Clemente Júnior, gerente de comércio exterior da Copacol.