Doze alunos do Campus Avançado Goioerê na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) alcançaram nota superior a 800 pontos na Redação, de modo que 3 destes atingiram pontuação superior a 900 pontos.
Clique aqui e receba as notícias
A instituição oferta um ensino público e de qualidade, priorizando a formação de cidadãos críticos, garantindo resultados como o obtido no ENEM e nas muitas aprovações dos discentes em diversas universidades públicas do país.
Para Daniel Silva, professor de Língua Portuguesa dos 4ºs anos dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Produção de Moda, a Redação do ENEM possibilita a discussão por parte da juventude do país sobre um tema atual e pertinente da nossa sociedade. Segundo ele, em 2022, o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil” permitiu aos estudantes dissertarem, entre outros elementos, sobre a problemática indígena do país.
“É interessante pensar que não se pode construir argumentos consistentes sem repertório e, já no dia da prova, estudantes comentaram comigo que destacaram a obra Macunaíma, do escritor Mario de Andrade (que tem a figura do indígena como protagonista), no desenvolvimento do texto. Entre tantas outras, foi uma obra lida integralmente e trabalhada durante o ensino remoto, momento em que parte da sociedade supôs que, dentro de nossas casas, nós professores não estávamos trabalhando” – enfatiza o professor, que antes de ingressar na instituição foi corretor durante 3 anos seguidos das redações do ENEM – ministrou aulas por mais de um bimestre com este modelo de redação.
A estudante Mariana Rufatto (880 pontos), do curso Técnico em Produção de Moda, declara: “o IFPR me ajudou não somente em conquistas educacionais, mas em conquistas pessoais também. Ter uma pessoa que te motiva, que fala que ‘vai dar certo!’, te dá bronca e, mesmo assim, fala que vai estar lá à disposição… este é o nosso professor de Língua Portuguesa. Além de dar o suporte da educação, o IF te ajuda no processo pessoal, de autoconhecimento e de autovalorização”.
Por sua vez, o estudante Victor Henrique Gasparoto (920 pontos), também comenta sobre o modo como se preparou para a Redação: “estudei por meio das aulas e das revisões de Língua Portuguesa. Sozinho, pesquisei e relembrei alguns repertórios que, em sua maioria, eu já tinha tido contato por meio das próprias aulas de Português ao longo do curso. Então as aulas me ajudaram a saber como fazer a base de uma redação e também os repertórios que podem ser usados”.