A prefeitura de Cruzeiro do Oeste, a 27 quilômetros de Umuarama, no noroeste do Paraná, foi alvo de um ataque cibernético. Criminosos invadiram o sistema bancário do município e deixaram um prejuízo de cerca de R$ 430 mil aos cofres públicos. Os ataques foram aos recursos livres e convênios.
A prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco, fez um pronunciamento na página oficial do Município no Facebook, na manhã desta quinta-feira (13). De acordo com ela, o crime foi descoberto na terça-feira (11) e um boletim de ocorrência foi registrado na 17ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Cruzeiro do Oeste.
A prefeita explicou que após invadir a conta bancária do Município na Caixa Econômica Federal, os criminosos realizaram transferências de valores altos para diversas contas de pessoas jurídicas.
Conforme a prefeita, foram identificadas transferências de valores para contas de pessoas jurídicas em Fortaleza (CE), Piracaia (SP), Mogi das Cruzes (SP) e São Paulo (SP).
“Nós estamos acionando os bancos para que sejam bloqueadas essas contas. Quero dizer à população que as medidas cabíveis, através da Justiça e da Caixa Econômica Federal, estão sendo tomadas”, assegurou a prefeita.
Ainda durante o pronunciamento, a prefeita relatou que os computadores da Prefeitura estão sendo periciados. O objetivo é saber se houve negligência ou até mesmo vazamento de senha por parte de algum servidor. Uma comissão de investigação também foi criada para apurar o caso.
O Umuarama Ilustrado entrou em contato com a Caixa Econômica Federal para obter maiores informações sobre a situação, porém até o fechamento dessa edição não havia tido retorno por parte da instituição.
CONFIRA O PRONUNCIAMENTO DA PREFEITA:
fonte: umuaramailustrado