A Operação Ultimato deflagrada na manhã desta sexta-feira (28) em Mariluz e outros três municípios da região teve como objetivo combater uma organização criminosa que lutava pelo controle do tráfico de drogas na cidade. Ao todo foram 16 mandados de busca e apreensão, sete de prisão, dois de internamento de adolescentes e 16 sequestros de veículos. A operação contou com 22 alvos, efetivo estimado de 107 policiais civis e militares, 25 viaturas, uma aeronave, um ônibus e três guinchos.
Em entrevista coletiva nesta manhã, as forças de segurança envolvidas na operação revelaram o modus operandi da quadrilha, o que resultou em pelo menos 10 homicídios nos últimos meses.
“Já tínhamos notícias de que essa organização criminosa atuava em Mariluz, mas a partir do primeiro homicídio que teve na cidade nós começamos a investigar. Depois vieram outros homicídios decorrentes do primeiro, que seria do líder da organização criminosa” afirmou a delegada da 17ª Delegacia Regional de Cruzeiro do Oeste, Karoline Bischoff, que liderou as investigações.
Conforme ela, as mortes se acentuaram depois que o filho de um dos líderes da organização rival foi morto. “O pai não matava as possíveis pessoas envolvidas com a morte do filho, mas era o mandante. Ele mandava os integrantes da organização criminosa matar todas as pessoas que ele acreditava que pudessem estar envolvidas com a morte do filho”, disse a delegada, ao explicar os dez homicídios cometidos na cidade.
Ainda de acordo com Karoline, as investigações duraram 60 dias e contaram com o apoio de todas as forças de segurança da região. “Apreendemos muito material, muitos celulares que agora serão analisados para levantar mais informações para que possamos conseguir levantar todos os crimes que essa organização criminosa vem cometendo ao longo, não só deste ano, mas dos anos anteriores. Nossa intenção é tentar mantê-los presos pelo maior tempo possível”, pontuou.
Além dos homicídios, as investigações apontam também que o grupo estava envolvido em outros crimes ocorridos na cidade, já que durante a operação desta sexta-feira também foram encontradas roupas que foram usadas em dois roubos ocorridos nesta semana no munícipio.
“Tivemos vários fatos graves que aconteceram naquele município e a polícia está atenta. As vezes não é tão simples como a população deseja. Então, a operação de hoje foi muito exitosa neste sentido, com várias pessoas envolvidas nestes crimes presas”, destacou o comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar de Cruzeiro do Oeste, Romulo Alan Gimenez Moreira.
(Leia Matéria completa no site OBemdito)