João Francisco, de 8 anos, foi diagnosticado com uma doença rara em que o tratamento é realizado em Curitiba, a mil quilômetros de casa. Sem conhecer, casal paranaense decidiu hospedar família mineira.
A história do casal Lázaro Gomes e Maria da Graça Gomes mostra que o estereótipo “frio” do curitibano saí de cena quando atos de gentileza ocupam este espaço.
Em 2022, João Francisco, de 8 anos, foi diagnosticado com leucodistrofia, doença rara que pode afetar a função motora. De Belo Horizonte, Minas Gerais, a família de João descobriu que o tratamento teria que ser realizado no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, no Paraná, por ser referência na área.
Para arcar com os custos durante os cinco meses de tratamento, a psicóloga Luciana dos Santos Ferreira, mãe de João, criou uma “vaquinha” virtual.
A quase mil quilômetros de distância, a história de João chegou até os curitibanos através de uma notícia. Sensibilizados, ofereceram o segundo andar da casa em que moram para que a família mineira pudesse se hospedar.
A ajuda foi bem recebida e a família se mudou para o bairro Capão Raso, em Curitiba, no início de 2023.
Uma nova família
Ao longo dos cinco meses, a relação entre as duas famílias fez com que uma nova surgisse.
“Foi um encontro providenciado por Deus para que nossa família crescesse e ela cresceu. Uma coisa que era para ser um lugar para a gente ficar foi transformado em um gesto de amor indescritível. Abriram esse espaço de intimidade deles com toda a confiança”, comenta Luciana.
Luciana conta que a família se deparou com a gentileza dos curitibanos logo ao chegar na cidade, o que fez com que se sentissem em casa desde o início.
A conexão foi instantânea e extremante forte, tanto que João passou a chamar o casal de vó e vô.
“Vão deixar saudades”, comentou a dona de casa.
Até logo
Com o tratamento concluído com êxito, João recebeu alta e estava pronto para retornar para casa.
Apesar de se sentirem realizados com a notícia, lágrimas enchiam os olhos das duas famílias durante a despedida, que aconteceu nesta quarta-feira (17).
Mais um momento marcante na vida dos mineiros em que o casal se manteve presente. Os curitibanos acompanharam a família até o aeroporto, onde ajudaram com as malas e com as crianças.
Emocionados, palavras foram substituídas por um abraço apertado na despedida.
Lázaro e Maria acompanharam atentamente a passagem da família pelo corredor de embarque que levou os mineiros de volta para casa.
Apesar da distância, o casal garantiu que vai fazer uma visita a Belo Horizonte em breve e espera o retorno da família.